Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

EUSA confiante no sucesso dos Jogos Europeus Universitários em Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-10-2017

 

PUBLICIDADE

A Comissão de Supervisão da EUSA (Associação Europeia de Desporto Universitário), entidade máxima responsável pelos Jogos Europeus Universitários, (EUG) está desde domingo em Coimbra para acompanhar o progresso da organização daquele que será o maior evento multidesportivo alguma vez realizado no nosso pais.

Eusa3

A Comissão composta por cinco pessoas foi liderada pelo Vice-Presidente, HarisPavletic, pelo Secretário-geral, MatjazPecovnik, e pelo Diretor Desportivo, BesimAliti, tendo sido recebidos pelos Secretário-geral da Comissão Organizadora dos Jogos, Mário Santos e pelo Presidente da FADU, Daniel Monteiro.

Desde domingo, e até esta terça de manhã, os responsáveis da EUSA  têm mantido um vasto número de reuniões com o Comité Organizador para discutir os desenvolvimentos da organização dos EUG Coimbra 2018, focando-se em diversos temas, entre eles: área desportiva, locais de competição, recursos humanos, federações nacionais, equipamento desportivo, gestão de resultados desportivos, alojamento, refeições, transportes, cerimónias e voluntariado.

O “momento alto” da presença da EUSA em Coimbra foi a visita aos diversos locais de competição, onde a Comissão de Supervisão pode ver os desenvolvimentos feitos, tanto nas infra-estruturas desportivas, como nas áreas comuns, cujos trabalhos continuarão ao longo dos próximos meses por forma a garantir o sucesso da organização.

PUBLICIDADE

Para Haris Pavletic, Vice-Presidente da EUSA, “os desafios que a organização tem pela frente são vários, com especial enfoque nas questões relacionadas com o alojamento e transportes. Mas estamos confiantes que tudo vai correr como previsto, com os planos a serem postos em ação de imediato. Sem dúvida que esta quarta edição dos EUG será um sucesso e que poderá exceder o que foi feito nas edições anteriores”.

Mário Santos ressalvou que “está a ser reforçada a estrutura profissional da organização, com mais 10 pessoas até final do ano e que isso permitirá aumentar os esforços que estão a ser feitos no desenvolvimento de toda a organização dos Jogos”.

O Secretário-geral do Comité Organizador destacou o legado que este evento deixará para a cidade. “Com o investimento aqui feito, com várias renovações, algumas completas, permitirá requalificar a cidade em termos de equipamentos desportivos o que terá um impacto enorme para a Universidade e para a comunidade universitária, potenciando o desenvolvimento desportivo dos atletas-estudantes, e posicionar a cidade como referência a nível europeu para conciliar as carreiras académicas e desportivas”.

No entanto, não deixou de reconhecer o desafio do alojamento. “Existem limitações a este nível mas estamos confiantes que conseguiremos dar resposta às necessidades que os Jogos apresentam. O crescimento do turismo é muito positivo para a cidade mas inevitavelmente cria-nos mais limitações mas estamos preparados para garantir o sucesso da organização também a este nível”.

Daniel Monteiro destacou o compromisso governamental para o sucesso dos Jogos. “Estamos a trabalhar muito próximos com o Governo e em breve iremos anunciar o financiamento que o Governo irá disponibilizar para a organização. É fundamental o envolvimento de todos e, obviamente, o do Estado é determinante. Estamos a concluir as conversações”.

O Presidente da FADU falou ainda da questão do voluntariado. “Estamos a trabalhar firmemente na angariação de voluntários. Contamos atingir cerca de um milhar e temos já várias pessoas inscritas, não só a nível nacional, mas também a nível internacional, o que revela bem o impacto e interesse deste evento que, é preciso reforçar, é o maior evento multidesportivo alguma vez realizado no nosso pais”.

Por fim, Alexandre Amado, Presidente da Associação Académica de Coimbra, distinguiu o carácter único destes Jogos. “Coimbra é uma cidade muito diferente das restantes que acolheram os Jogos até este momento. É mais pequena mas é também aquela que tem uma dimensão universitária única. Isso garantirá uma experiência diferenciadora das restantes três edições. E é também um privilégio que durará no tempo pois garantirão infra-estruturas renovadas e de grande qualidade para a prática desportiva da comunidade universitária”.

A visita de supervisão termina esta terça-feira e é fundamental para que a Comissão Organizadora e EUSA tomem as últimas decisões relativas aos EUG Coimbra 2018, tanto no que diz respeito aos aspectos desportivos, como em relação a toda a logística adjacente a uma organização desta envergadura, que espera mais de 4000 atletas, para além de todo o staff de cada país e universidades presentes.

De recordar que este será o maior evento multidesportivo alguma vez realizado em Portugal. Nunca em Portugal teve lugar um evento com tantos atletas, mais de 4000, de 40 países distintos e 350 universidades, que contarão com o apoio de 1000 voluntários.

De 13 a 28 de Julho de 2018, Coimbra receberá a quarta edição dos EUG, depois da estreia em 2012, em Córdoba (Espanha), seguido de Roterdão (Holanda) em 2014 e a mais recente, em 2016, em Zagreb (Croácia).

Os EUG Coimbra 2018 terão 13 modalidades (masculino e feminino) em competição, algo que nunca aconteceu noutra competição multidesportiva em Portugal: Andebol, Badminton, Basquetebol, Basquetebol 3X3, Canoagem Sprint, Futebol, Futsal, Judo, Remo, Râguebi Sevens, Ténis, Ténis de Mesa e Voleibol.

A organização dos Jogos implica um investimento de 4 milhões de euros na renovação das infra-estruturas desportivas, com especial enfoque nos equipamentos desportivos da Estádio Universitário de Coimbra, onde os Pavilhões 1, 2 e 3 estão a ser alvo de diversas renovações, para além do próprio Estádio Universitário, entre outros.

A este valor, acresce um orçamento operacional de cerca de 5 milhões de euros, que visa fazer desta a melhor edição de sempre dos Jogos Europeus Universitários, que deixem um importante legado na cidade de Coimbra, que se pretende posicionar como um local de excelência para receber estudantes universitários que querem em simultâneo com o estudo, desenvolver as suas carreiras desportivas, permitindo que as carreiras desportivas e académicas sigam em simultâneo um trilho de sucesso.

A organização acredita que este evento será decisivo para o aumento dos alunos atletas-estudantes na Universidade de Coimbra, contribuindo assim para o sucesso do desporto nacional.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com