Região

Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria celebra o Dia da Europa com diversas iniciativas online

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-05-2021

O Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, celebra, a 9 de maio de 2021, o Dia da Europa, com diversas ações online em várias plataformas digitais. Este ano continuamos a privilegiar as ações online devido à pandemia da covid-19.

PUBLICIDADE

 

No dia 9 de maio, as comemorações têm início pelas 9h30, com o Hino da Alegria tocado pela Filarmónica Quiaense. Este momento dá início à rúbrica “A Arte é uma Ponte”, que este ano conta com a participação de várias associações filarmónicas, academias de música, coros, academias de bailado dos vários concelhos da Região de Coimbra. Os vídeos com as diversas atuações reúnem miúdos e graúdos e vários estilos artísticos, salientando a importância da cultura para unir as pessoas em torno de um projeto comum.

PUBLICIDADE

Será lançado, ainda o documentário “Da Guerra à Paz na Europa:150 anos”, que conta com a participação de Sérgio Neto, investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20/UC).

Pelas 13h00, realiza-se o evento de lançamento da “Conferência sobre o Futuro da Europa” que terá lugar no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, no Dia da Europa.  O evento contará com a participação do Presidente francês Emmanuel Macron, dos presidentes Sassoli, von der Leyen e do primeiro-ministro português António Costa, em representação das instituições da União Europeia (UE).

PUBLICIDADE

publicidade

Também no Dia da Europa, pelas 18h00, realiza-se o concerto “9.ª Sinfonia – Ludwig van Beethoven”, que conta com a atuação da Orquestra Clássica do Centro, Coro Coimbra VOCAL, sob direção do Maestro Sergio Alapont. Este evento será transmitido online e em direto, a partir do grande auditório do Convento São Francisco, nas redes sociais do Município de Coimbra.

Para quem quiser reviver a infância está patente, entre 9 e 23 de maio, no Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, a exposição multilingue itinerante “Pipi das Meias Altas”, composta por 36 livros escritos em várias línguas.

Com a colaboração da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais da Região de Coimbra, vai ser lançada a rúbrica “Ler a Europa” e, durante o mês de maio, os leitores podem ficar a conhecer livros de autores dos 27 estados membros.

Na ação “A Europa Vai à Escola”, os autarcas da região e a equipa do Europe Direct promovem, junto das escolas, sessões de informação sobre a importância do Dia da Europa.

No dia 12 de maio, o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal em colaboração com o Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, a Câmara Municipal da Figueira da Foz, a Associação Juvenil da Figueira da Foz, a Bonae Spei – Associação Cultural  e o EUCareers, realizam a sessão “O que é que a UE tem para mim?”. Esta sessão online está aberta à comunidade escolar através de inscrição gratuita através do site da CIM Região de Coimbra ou do link: https://bit.ly/3y1hzVM.

Estas iniciativas decorrem durante todo o mês de maio.

O Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria é cofinanciado pela União Europeia e funciona desde 1 de janeiro de 2018. Integra a nova geração de Europe Directs 2021-2025 desde 1 de maio de 2021, e é um dos 15 centros sob a tutela da Representação da Comissão Europeia em Portugal, integrando uma rede de informação que a nível europeu atinge os 420 centros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE