Coimbra

Europa na Minha Região de Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 21-12-2016

A BLC3 realizou a Semana da Ciência e Tecnologia no âmbito do evento local “Europe in My Region/City” da Comissão Europeia.

PUBLICIDADE

 

unnamed

PUBLICIDADE

No âmbito do Programa LAB-i-DUCA, desenvolvido pela BLC3, foram realizadas ações junto de crianças, jovens e idosos, orientadas para a promoção da cultura científica e tecnológica. Esta foi uma iniciativa enquadrada no Evento local EWRC2016 da Comissão Europeia e promovida em parceira pela BLC3 e CCDRC.

 
Durante o programa realizou-se a iniciativa “Ciência Sobre Rodas”, na qual investigadores da BLC3 se deslocaram aos Jardim-Escola do Concelho de Oliveira do Hospital e realizaram com os alunos atividades experimentais lúdicas de cultura científica e tecnológica adequadas aos conhecimentos e idades dos alunos, sendo que a atividade envolveu 258 crianças.

PUBLICIDADE

publicidade

 
A BLC3 destaca ainda e de forma muito positiva a iniciativa “Ciência 3G”, inovadora em Portugal, uma vez que consiste na realização de atividades experimentais em Centros de Dia/Lar de Idosos com o objetivo de promover junto desta população conceitos básicos de ciência e tecnologia, levando-os a interagir com equipamentos laboratoriais e providenciar-lhes explicações científicas para acontecimentos físicoquímicos do dia-a-dia. Esta iniciativa envolveu cerca de 80 utentes de Centros de Dia/Lar.

 
Para João Nunes, presidente da BLC3, esta iniciativa demonstra que a Europa pode e deve assumir um papel de ser líder tecnológico e científico a nível global e que é possível desenvolver atividades em todas as idades e em qualquer região. Foi possível com a semana de Ciência e Tecnologia levar à região Beira Serra e a todas as idades – dos 3 aos 80+ anos – atividades em temáticas que são umas das bandeiras da União Europeia. A cultura científica e tecnológica apresentam um papel chave de inclusão social em territórios como os do interior.

 
Ana Abrunhosa, Presidente da CCDRC, referiu que “o desenvolvimento dos países depende em grande medida da ciência e tecnologia e da sua apropriação por parte das comunidades. A promoção da cultura científica e tecnológica é um dos principais veículos para ajudar a este propósito. Por isso, considero que estas iniciativas são extremamente importantes”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE