Mundo

Eurodeputada Lídia Pereira diz que “o caminho para a neutralidade climática não passa por uma solução única”

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 20-02-2024

A União Europeia atingiu um marco significativo na luta contra as alterações climáticas com o acordo, em reunião entre Parlamento, Conselho e Comissão Europeia, do dossier CRCF – Carbon Removal Certification Framework (Quadro de Certificação para Remoção de Carbono).

PUBLICIDADE

Esta iniciativa representa um passo crucial na direção de alcançar os objetivos do Acordo de Paris e refor

çar o compromisso da União Europeia de atingir a neutralidade climática até 2050.A deputada do PSD, Lídia Pereira, destacou a importância desta medida, afirmando que “a necessidade de um quadro de certificação da União para a remoção de carbono alinha-se com os objetivos do Acordo de Paris e o nosso compromisso de alcançar a neutralidade climática coletiva até 2050”.

PUBLICIDADE

publicidade

Lídia Pereira também alertou: “como já reconhecem as Nações Unidas, mas também a própria União Europeia, a redução de emissões não será suficiente para atingirmos a meta da neutralidade climática. Necessitamos também de remover mais carbono da atmosfera. Esta remoção tem de ser fiável e envolver a iniciativa privada”.

De acordo com a proposta de regulamento, o quadro considerará os vários tipos de atividades de remoção de carbono, suas especificidades e impactos ambientais relacionados, com especial atenção para a estabilidade e permanência do armazenamento de carbono. A validade das remoções de carbono certificadas dependerá da duração esperada do armazenamento e dos riscos associados de reversão.

PUBLICIDADE

A deputada Lídia Pereira sublinhou que “o caminho para a neutralidade climática não passa por uma solução única”, enfatizando a necessidade de um portfólio de soluções a funcionar ao mesmo tempo e contribuir para esse objetivo.

O CRCF é uma visão de um futuro mais sustentável, equilibrando a urgência de aumentar a remoção de carbono com a necessidade de manter a integridade ambiental e promover a sustentabilidade. Esta iniciativa reforça a liderança da União Europeia na ação climática e o compromisso inabalável com um planeta mais saudável e resiliente para as gerações futuras.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE