Mundo

Eurodeputada Lídia Pereira diz que “o caminho para a neutralidade climática não passa por uma solução única”

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 20-02-2024

A União Europeia atingiu um marco significativo na luta contra as alterações climáticas com o acordo, em reunião entre Parlamento, Conselho e Comissão Europeia, do dossier CRCF – Carbon Removal Certification Framework (Quadro de Certificação para Remoção de Carbono).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Esta iniciativa representa um passo crucial na direção de alcançar os objetivos do Acordo de Paris e refor

PUBLICIDADE

çar o compromisso da União Europeia de atingir a neutralidade climática até 2050.A deputada do PSD, Lídia Pereira, destacou a importância desta medida, afirmando que “a necessidade de um quadro de certificação da União para a remoção de carbono alinha-se com os objetivos do Acordo de Paris e o nosso compromisso de alcançar a neutralidade climática coletiva até 2050”.

Lídia Pereira também alertou: “como já reconhecem as Nações Unidas, mas também a própria União Europeia, a redução de emissões não será suficiente para atingirmos a meta da neutralidade climática. Necessitamos também de remover mais carbono da atmosfera. Esta remoção tem de ser fiável e envolver a iniciativa privada”.

De acordo com a proposta de regulamento, o quadro considerará os vários tipos de atividades de remoção de carbono, suas especificidades e impactos ambientais relacionados, com especial atenção para a estabilidade e permanência do armazenamento de carbono. A validade das remoções de carbono certificadas dependerá da duração esperada do armazenamento e dos riscos associados de reversão.

A deputada Lídia Pereira sublinhou que “o caminho para a neutralidade climática não passa por uma solução única”, enfatizando a necessidade de um portfólio de soluções a funcionar ao mesmo tempo e contribuir para esse objetivo.

O CRCF é uma visão de um futuro mais sustentável, equilibrando a urgência de aumentar a remoção de carbono com a necessidade de manter a integridade ambiental e promover a sustentabilidade. Esta iniciativa reforça a liderança da União Europeia na ação climática e o compromisso inabalável com um planeta mais saudável e resiliente para as gerações futuras.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE