Saúde

Eunice Carrilho ganha Bolsa de Pedro Eurico Lisboa

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 23-03-2015

Um estudo coordenado por Eunice Carrilho, docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), acaba de ser premiado pela Sociedade Portuguesa de Diabetes com a bolsa “Pedro Eurico Lisboa”.

PUBLICIDADE

A investigação resulta de uma colaboração entre a FMUC e o Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), tendo ainda a parceria da Faculdade de Medicina Dentária do Porto.

A equipa desenvolve, atualmente, um estudo sobre a caraterização das alterações no biofilme e na saliva de doentes diabéticos portadores de bomba infusora de insulina. Este projeto completa-se com um estudo in vitro realizado em fibroblastos.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a coordenadora da pesquisa, «pretende-se avaliar os efeitos que alguns tratamentos têm na saliva e no biofilme dentário de doentes com diabetes tipo I, portadores de bomba de insulina, e a caracterização dos efeitos celulares dos mesmos  em fibroblastos gengivais».

 Da equipa de Eunice Carrilho (FMUC) fazem parte Filomena Botelho (FMUC), Margarida Abrantes (FMUC), Mafalda Laranjo (FMUC), Marques Ferreira (FMUC), Mário Jorge Silva (FMDUP), Ana Coelho (Aluna de Doutoramento FMDUP) e os Endocrinologistas, Francisco Carrilho (CHUC), Luisa Barros (CHUC) e Carla Batista (CHUC).

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE