Coimbra

Etapa Vida da Volta a Portugal agrada a autarcas da região atingida pelos grandes incêndios

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 30-05-2018

A 80ª Volta a Portugal Santander promove a 4 de agosto uma homenagem solidária às populações atingidas pelos incêndios do ano passado.

PUBLICIDADE

Coincidente com a terceira tirada da competição a decorrer entre Sertã e Oliveira do Hospital, a Etapa Vida vai ter a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Com 90 anos de existência, é também um dos eventos desportivos de referência nacional decidindo a Podium Events, a entidade organizadora, juntar esforços para lembrar as vidas perdidas e as regiões desoladas, mas sobretudo para enaltecer a valentia dos que puseram mãos à obra com o objetivo único de reconstruir a vida.

PUBLICIDADE

O movimento de solidariedade vai intensificar a promoção dos territórios e ganhará um simbolismo extra com o apoio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que fará o acompanhamento da Etapa Vida integrado na caravana.  

A caravana da Volta a Portugal Santander sairá, a 4 de agosto, da Alameda da Carvalha, na Sertã, pelas 12h30 para cumprir 175,9KM.

PUBLICIDADE

publicidade

Um percurso que passa por Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra, Lousã, Góis, Arganil e Tábua, terminará cerca das 17h30 na Rua D. Carlos Campos, em Oliveira do Hospital.

Ouvidos pela organização, os presidentes dos municípios envolvidos na organização mostraram a sua satisfação por receberem a prova que decorre entre 1 a 12 de agosto de 2018.

José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, declarou  que “Ter tantas pessoas e entidades a apoiar dá-nos algum conforto. Este lado solidário do desporto está a contribuir de uma forma muito especial, sobretudo porque se trata de ciclismo que é uma modalidade muito popular e com muitos adeptos na região centro. Conseguir organizar uma etapa solidária, sem custos para os municípios afetados pelos incêndios, mostra bem que a organização está atenta aos problemas sociais que se passam no país.”

Valdemar Alves

“É com eterna gratidão que recebemos esta demonstração de carinho e solidariedade para com a população de Pedrógão Grande, que se reveste daquilo que mais precisamos, de nos movermos ao longo da Etapa da Vida, de reconstruirmos e continuarmos o desenvolvimento crucial das nossas vidas, com o mesmo empenho que temos tido até agora. Mas também é uma bonita homenagem àqueles que faleceram nos incêndios, bem como aos que lutaram com bravura para salvar tantos que hoje continuam bravamente a caminhar ao longo da sua etapa da Vida.”, salientou Valdemar Alves, Presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande

Jorge Abreu, Presidente da Câmara Municipal Figueiró dos Vinhos, afirmou:  “A Volta a Portugal em Bicicleta é um evento desportivo de grande prestígio e de enorme significado para os portugueses. A decisão de criar a Etapa Vida constitui um gesto solidário que me deixa profundamente grato e reconhecido. Deixo o meu mais sentido agradecimento a Joaquim Gomes e à organização da Volta a Portugal em Bicicleta, por esta feliz decisão, na certeza de serem gestos como este que contribuem para o engrandecimento e notoriedade deste fantástico evento.”

“É extremamente importante continuarmos a aparecer e a dizer – Estamos cá, estamos vivos e vamos transformar esta tragédia em oportunidade. Os participantes da Volta vão ter a oportunidade de fazer a subida épica da Serra da Lousã onde se vão aperceber de que temos paisagens que não existem noutro local. Estamos a receber, estamos a dar aquilo que temos e iremos ter um retorno de visibilidade do que temos para oferecer nestes territórios.” atestou Alda Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pêra.

Luís Antunes

Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal da Lousã, acrescentou que “Na Etapa Vida celebramos, através do desporto, a coragem, a resiliência e a capacidade de ultrapassar dificuldades característica das pessoas, das empresas e das instituições dos territórios que viveram no ano passado um dos momentos mais negativos da sua história. Agradecemos à organização da Volta a Portugal a atenção e a  disponibilidade para – simbolicamente e com um evento que é do agrado dos lousanenses – dar um sinal de apoio aos concelhos que acolhem esta etapa.” 

“Os incêndios que atingiram diversos concelhos do nosso país foram o mote para a escolha do nome desta etapa, mormente os seus sobreviventes, que, diariamente, lutam pela memória dos que lhes foram roubados e pelos bens de uma vida inteira que, em poucos minutos, se despedaçaram. A Câmara Municipal de Góis estará sempre ao lado de todos, pois as pessoas estão em primeiro lugar. Receber a Etapa Vida de tão célebre competição desportiva é uma honra e motivo de orgulho para todos os goienses, asseverou Maria de Lurdes Castanheira, Presidente da Câmara Municipal de Góis.

Luís Paulo Costa

Luís Paulo Costa, Presidente da Câmara Municipal de Arganil, frisou que “Esta etapa solidária é uma nobre e louvável iniciativa que vem reforçar o apoio e o espírito de generosidade de que o nosso concelho tem sido alvo desde o trágico incêndio de outubro do ano passado. Estamos certos de que participar na maior festa do ciclismo, nesta emblemática 80ª Volta a Portugal em Bicicleta, servirá de impulso e alento aos arganilenses nesta sua imperiosa missão de fazer renascer o concelho. 

“A Etapa Vida é uma iniciativa muito louvável e importante. Vem dar visibilidade a um território e a uma região que se está a reerguer depois de tudo o que aconteceu. Somos um concelho com vida, somos empreendedores e trabalhadores e esta etapa é mais um reconhecimento do que estamos a fazer. Por um lado, os órgãos de comunicação social vão passar esta mensagem de recuperação e as pessoas que vêm acompanhar a etapa vão verificar o sofrimento e a recuperação das nossas gentes.” certificou Mário Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Tábua

José Carlos Alexandrino, Presidente da Câmara Municipal Oliveira do Hospital, referiu que “Numa altura em que ainda te mos bem fresco na memória a tragédia que se abateu sobre este município nos dias 15 e 16 de outubro, não posso deixar de felicitar o enorme gesto solidário que constitui a realização desta prova sem quaisquer encargos para os municípios. Apesar da tragédia que sofreu, a paisagem serrana, os rios de montanha,o património histórico, a gastronomia beirã e a hospitalidade das suas gentes, continuam ainda a fazer de Oliveira do Hospital um município de excelência. É com este tipo de eventos e de atitudes que se pode, efetivamente, contribuir para a dinamização dos municípios destruídos pelos incêndios, ajudando a minimizar o sofrimento de quem viveu, nesses trágicos dias, aquele que terá sido o pior momento das suas vidas.”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE