Coimbra

Etapa Rainha da Volta a Portugal arranca em Pampilhosa da Serra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 11-06-2019

O Município de Pampilhosa da Serra prepara-se para viver de perto, pela primeira vez, toda a emoção da mais conceituada prova de ciclismo nacional, que promete agitar o país 31 de julho a 11 de agosto. A estreia ocorrerá na 4ª etapa da Volta a Portugal Santander, disputada a 4 de agosto, sendo considerada pela organização como “o dia mais importante da primeira fase da prova”.

PUBLICIDADE

De resto, a estreia de Pampilhosa da Serra reveste-se de um sabor ainda mais especial, uma vez que será o ponto de partida daquela que é considerada a “Etapa Rainha” da “Volta”, que termina na Serra da Estrela após uma árdua jornada de 145km, com cinco contagens de montanha. “A escalada final utilizando a famosa vertente da Covilhã – Penhas da Saúde – termina na Torre, o que já não acontece desde 2015”, pode ler-se na nota enviada pela organização da prova. “As chamadas etapas de transição, muitas vezes marcadas pelo intenso calor e orografia adversa, podem tornar-se mais “madrastas” que as etapas teoricamente mais difíceis”, acrescenta ainda a organização.

PUBLICIDADE

publicidade

Além desta etapa, as grandes decisões devem ficar reservadas para os dois últimos dias, com a subida à Senhora da Graça, em Mondim de Basto, e o contrarrelógio final que culmina na Avenida dos Aliados, no Porto.

A 81.º edição da Volta a Portugal, apresentada no passado dia 6 de junho em Lisboa, vai começar em Viseu, a 31 de julho, com um prólogo de seis quilómetros, sendo que no dia seguinte, os ciclistas farão a ligação entre Miranda do Corvo – que também se estreia na prova – e Leiria, tendo na Serra da Lousã, na fase inicial da tirada, a maior dificuldade.

PUBLICIDADE

Existe assim uma grande expetativa em torno da próxima Volta a Portugal em bicicleta, uma prova com um forte impacto histórico e cultural que contagia milhares de portugueses, tratando-se de um fenómeno social com responsabilidades que não se restringem meramente ao campo desportivo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE