Percecionar a opinião da comunidade estudantil sobre o atual e futuro sistema de transportes na cidade é o objetivo do estudo de opinião criado pela Associação Académica de Coimbra (AAC).
O estudo vai decorrer online até ao dia 21 de maio (antes da Queima das Fitas) e irá envolver os estudantes da Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
A apresentação da iniciativa decorreu na manhã de terça-feira na Sala de Troféus do edifício-sede da Associação Académica de Coimbra (AAC). “Como ator regional, também deveríamos avaliar aquilo que são as intenções dos estudantes neste sentido. Acreditamos que muitas das vezes o que falta não é a vontade política, não é a formação de políticas públicas, mas sim a avaliação correta e adequada daquilo que é a vontade dos cidadãos”, afirmou o vice-presidente José Machado.
PUBLICIDADE
Na conferência de imprensa, o dirigente estudantil referiu que estando previsto um ato eleitoral para o último trimestre do ano “achámos por bem avaliar o modo como os estudantes percecionam o atual sistema de transportes na cidade e o futuro sistema de Metrobus”.
Para já, e antes mesmo do estudo, a Direção-Geral da AAC tem recebido muitas queixas relativas à redução do número de autocarros no Polo II da Universidade, lamentando por outro lado que não exista nenhuma paragem do futuro sistema de Metrobus.
A apresentação de resultados terá lugar a 4 de junho e contará com a presença de elementos do executivo municipal e das candidaturas autárquicas, bem como responsáveis dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e Metro Mondego (MM).
Para além de José Machado, marcaram presença os coordenadores da política autárquica João Vítor e Carolina Alexandre e o coordenador da política da AAC, Afonso Pereira.
Veja o Direto NDC com o anúncio do arranque do estudo
PUBLICIDADE