Universidade

Estudo liderado pela Universidade de Coimbra destacado na revista Scientific American 

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 15-05-2024

Um estudo internacional, em que participa Ricardo Zambujal Ferreira, investigador do Centro de Física da Universidade de Coimbra (CFisUC) e do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC), está em destaque na revista “Scientific American”.

PUBLICIDADE

A investigação, denominada “Collapsing Domain Wall Networks: Impact on Pulsar Timing Arrays and Primordial Black Holes”, concluiu que os colapsos de redes cosmológicas de paredes de domínio conduzem à formação de buracos negros primordiais. 

Este trabalho “consiste no estudo da evolução e colapso da denominada rede de paredes de domínio, uma espécie de estrutura labiríntica de paredes que deambula pelo universo primordial”, explica Ricardo Zambujal Ferreira. 

PUBLICIDADE

Durante a investigação, “identificámos dois regimes interessantes. Por um lado, se as redes colapsam aquando da formação dos primeiros núcleos no universo, elas geram ondas gravitacionais que podem estar por detrás dos recentes sinais detetados pelos observatórios de pulsares de millisegundos e levam à formação de buracos negros estelares que podem ser detetáveis num futuro próximo”, revela o autor do artigo científico.  

Por outro lado, prossegue o investigador da FCTUC, “nos casos em que a rede colapsa ainda mais cedo no universo primordial, os buracos negros formados podem ter massas comparáveis às de asteroides e ser a explicação do puzzle da matéria escura. Neste último caso, as ondas gravitacionais geradas terão frequências à volta dos Hertz, também detetáveis com futuros observatórios”, afirma. 

PUBLICIDADE

Segundo o físico, o tema central da discussão é a existência de uma rede cosmológica de paredes de domínio no universo primordial. “Esta rede é uma previsão de várias extensões do Modelo Standard de Física de Partículas que tentam explicar algumas das questões ainda em aberto na Física Moderna. Portanto, a detecção das paredes é uma forma indireta de fazer testes de Física fundamental”, considera. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE