O estudo experimental do uso da raios UV no combate ao míldio e oídio em videiras, na Bairrada, esteve em destaque no Dia do Agricultor em Cantanhede.
O Dia do Agricultor da 33.ª Expofacic, que se realizou este sábado, 2 de agosto, no auditório do Centro Social e Paroquial de S. Pedro, foi dedicado ao debate de temas do setor que estão na ordem do dia.
PUBLICIDADE
“O papel das cooperativas na valorização do território”, “Apoios e incentivos do crédito”, “Apoios ao investimento” e “O investimento na agricultura” foram os temas em debate nestas jornadas técnicas em que foi apresentado o estudo experimental do uso da raios UV no combate ao míldio e oídio em videiras, na Bairrada.
O tratamento é feito com recurso a luz ultravioleta e surge como uma alternativa ao uso de produtos químicos, como sulfatos. Esta tecnologia, que já é usada na desinfeção de equipamentos de saúde, tem demonstrado bons resultados no controlo de doenças como o oídio, sem o uso de pesticidas.
A iniciativa conjunta da INOVA-EM, AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, Adega Cooperativa de Cantanhede, Cooperativa Agrícola de Cantanhede e Cooperativa Agrícola da Tocha contou na sessão de abertura com o vereador da Câmara Municipal de Cantanhede, Adérito Machado.
Segundo o autarca, “estas jornadas são um contraponto importante ao ambiente de celebração e festa que se vive no concelho, porque no contexto de uma tão grande feira de atividades económicas, faz todo o sentido informar, refletir e debater questões que interessam aos agentes económicos e, neste caso, aos agricultores”.
“Cabe ao Município promover e incrementar condições que propiciem o desenvolvimento da agricultura e o aumento dos rendimentos de quem vive do setor”, disse, lembrando que “é fundamental que os agricultores estejam em permanente interação com os especialistas desta área”, para ultrapassar os problemas que vão surgindo.
Dirigindo-se aos agricultores, Adérito Machado deu também particular ênfase à questão do financiamento. “Lanço aqui um repto para que aproveitem da melhor forma as oportunidades que surgem no âmbito dos programas de financiamento comunitário, como os que estão sob gestão da AD ELO, que lançará em breve um programa de apoio direto aos agricultores”, concluiu.
O programa do Dia do Agricultor terminou com uma mesa redonda/debate e, da parte da tarde, os participantes efetuaram uma visita à Expofacic.
PUBLICIDADE