Economia

Estudo demonstra que portugueses estão pessimistas quanto às condições económicas no país

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 19-08-2021

Os portugueses estão pessimistas quanto à situação económica do país, com mais de metade dos inquiridos (52,1%) num estudo do Observatório da Sociedade Portuguesa da Católica-Lisbon a avaliar as condições da economia como “fracas a muito fracas”.

PUBLICIDADE

De acordo com o “Estudo da sociedade portuguesa: Felicidade, satisfação, rendimento, poupança e confiança económica” – que contou com 998 participantes e foi realizado entre 27 de julho e 10 de agosto – 34,7% dos inquiridos avalia as condições económicas em Portugal como “moderadas” e 23,2% como “boas a excelentes”.

No que se refere às expectativas em relação ao futuro das condições económicas no país, quase metade dos inquiridos (48,6%) acredita que vão piorar e apenas 27,6% admite que vão melhorar, considerando 23,8% que vão manter-se inalteradas.

PUBLICIDADE

publicidade

“Os resultados indicam que os participantes têm, em geral, uma visão mais negativa do que positiva das condições económicas em Portugal. Ainda assim, quando comparado ao início da pandemia, o Índice de Confiança Económica aumentou 144,1%, demonstrando um acordar da confiança dos portugueses e destacando o impacto negativo que a pandemia covid-19 teve na confiança económica”, refere a Católica-Lisbon em comunicado.

Em relação ao interesse em poupar, o estudo conclui que “os participantes continuam a mostrar-se cautelosos e inclinados para tal”: 59,3% dos participantes indica ter “muito interesse” em fazê-lo, enquanto 30,4% demonstra ter “algum interesse”, 1,7% indica não ter “nenhum interesse” em poupar e 2,4% refere ter “pouco interesse”.

PUBLICIDADE

Apesar de a maioria dos participantes demonstrar ter “muito interesse” em poupar, o observatório da Católica diz verificar-se “uma diminuição do número de participantes, em cerca de oito pontos percentuais, que assim se posiciona, perante períodos anteriores”.

No que concerne aos rendimentos, 49,0% dos participantes indica que “dá para viver” com o rendimento atual, 20,2% considera que é “um pouco difícil”, 12,5% declara “viver confortavelmente” com o seu rendimento e 5,1% dos respondentes admite que é “muito difícil viver”.

Segundo nota a Católica-Lisbon, a percentagem de participantes que vive confortavelmente com o seu rendimento “aumentou ligeiramente” (1,2 pontos percentuais) face ao período homólogo e subiu 0,3 pontos percentuais face ao início da pandemia (março 2020).

Analisando os resultados relativos ao bem-estar pessoal, com foco nas dimensões de satisfação com o nível de vida, a segurança e a segurança no futuro, verifica-se que “há uma ligeira subida no número de portugueses insatisfeitos com o seu nível de vida comparativamente a março de 2020”.

“Em julho de 2021, 2,2% dos inquiridos demonstram-se ‘muito insatisfeitos’ com o seu nível de vida, o que corresponde a uma subida de 47,0% comparativamente a março de 2020. Já a taxa de participantes que se declarou’ insatisfeito’ diminuiu 22,1% comparativamente ao período inicial da pandemia”, refere.

Por outro lado, relativamente a março de 2020 observa-se “alguma recuperação” no que diz respeito aos sentimentos de segurança no geral, com uma subida de 18,6% de participantes que reporta estar satisfeito com a sua segurança e um aumento de 57,8% de inquiridos que se revelam muito satisfeitos quanto à segurança no seu futuro.

Um ano e quatro meses após o início da pandemia em Portugal, 69,7% dos inquiridos referiu sentir-se “satisfeito” e 66,1% assumiu sentir-se “feliz” com a sua vida em geral, o que evidencia uma recuperação para níveis semelhantes ao período pré-pandémico, em que estes indicadores registavam (em novembro de 2019) valores de 69,3% e 68,2%, respetivamente.

“No entanto – destacam os autores do estudo – a percentagem de participantes que se demonstrou ‘muito feliz’ com a sua vida diminuiu 19,8% quando comparada com o período homólogo, apontando para algum sinal de descontentamento”.

O estudo da Católica-Lisbon tem uma amostra constituída por 998 participantes do painel de estudos ‘online’ daquela universidade, dos quais 542 do sexo feminino e 456 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos.

De acordo com a ficha técnica do estudo, 10,7% dos participantes possui entre 18 e 24 anos de idade, 75,5% possui entre 25 e 54 anos de idade e 13,8% dos participantes possui 55 anos ou mais.

Em comparação com proporções nacionais recolhidas no Censos 2011, o estudo obteve uma proporção superior de jovens e adultos até aos 54 anos de idade e uma proporção inferior de adultos com 55 ou mais anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE