Desporto

Estudantes querem angariar 50 000 Euros para República da Praça

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 02-11-2015

A República da Praça tem nova morada. Agora está na Rua João de Deus nº 2 e 4 (entre a Lourenço de Almeida Azevedo e a Antero de Quental), no imóvel onde funcionou a Clinicentro.

PUBLICIDADE

João Gabriel Silva, Tiago Carvalho, Bruno Matias e João Rato na apresentação do projecto.

João Gabriel Silva, Tiago Carvalho, Bruno Matias e João Rato na apresentação do projecto.

Hoje abriram as portas à comunicação social para apresentarem a  nova casa e o seu Projeto Crowdfunding para financiar a compra da  “nova casa”.

Depois de atuais e antigos residentes terem garantido a aquisição e a remodelação do imóvel,  no valor de cerca de 300 ooo Euros, os jovens promovem um Projeto de Crowdfunding que tem como objectivo angariar 50 ooo Euros em 3 meses.

PUBLICIDADE

Os 7 estudantes que vivem na  (que conta com 18 comensais) já receberam 21 ooo Euros da Universidade de Coimbra, donativos de outras repúblicas e contam com a ajuda de mais 63 amigos que contribuem mensalmente com um valor para ajudar a pagar as prestações ao banco que emprestou o dinheiro pelo prazo de 25 anos.

República da Praça, localizada anteriormente na Praça da República em Coimbra, é uma casa de estudantes desde 1958, sendo que os primórdios da sua existência remontam a esse mesmo espaço.

Após “57 anos de Histórias e Estórias” vividas no nº38 daquela Praça em Coimbra, surgiu um novo regime de arrendamento urbano, que os estudantes consideram “pernicioso e imprudente para com todo o património histórico e cultural do país, em particular para com as Repúblicas de Coimbra – Património das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura”.

PUBLICIDADE

publicidade

Os repúblicos recordam que enfrentaram  as mais diversas e adversas dificuldades ao longo de todos “estes ricos anos de História que tanto nos orgulham”.

Lembram que venceram sete batalhas judiciais, das quais quatro ações de despejo. No entanto, 10 de Agosto ficou marcado pelo dia em que os “Repúblicos tiveram que abandonar aquele pedaço de História viva da Universidade e cidade de Coimbra”.

3 meses volvidos,  foram apenas 3 meses, encontram-se hoje no número 4 da rua João de Deus, depois de um árduo processo e dos vários projetos que tinham delineado para encontrarem a casa que a família Fontes lhes retirou.

Veja fotografias da conferência de imprensa, da nova casa e de recordações da velha aqui

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE