Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

Estudantes preocupados com gestão de espaços após extinção de fundação da Universidade

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 29-11-2013

 O presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), Ricardo Morgado, mostrou-se hoje preocupado com a gestão dos espaços que eram da responsabilidade da Fundação Cultural, que foi extinta pela Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

“A gestão de espaços como o Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) ou o Estádio Universitário de Coimbra (EUC) vai ser mais difícil em determinados aspetos”, referiu hoje à agência Lusa Ricardo Morgado, considerando que se perde a flexibilidade na gestão dessas unidades orgânicas.

O presidente da AAC afirmou à agência Lusa que a opção de extinção da fundação “não é a que a AAC gostaria de ter visto”.

Contudo, explicou que a decisão da universidade foi forçada pela “decisão política”, através da Lei-Quadro das Fundações.

“O mais triste é os despedimentos dos seus trabalhadores”, lamentou Ricardo Morgado, referindo-se aos 16 trabalhadores da Fundação Cultural que foram despedidos na sequência da extinção da mesma entidade.

Apesar de alguma preocupação, Ricardo Morgado acredita que “a Universidade de Coimbra não colocará em causa a gestão do EUC ou do TAGV”.

Em consequência da Lei-Quadro das Fundações, a Universidade decidiu “há cerca de um ano” transferir para a instituição “todas as atividades até então sob gestão da Fundação”, explicou a reitoria na quinta-feira.

A decisão de extinção, acrescenta a instituição, “tem como base, entre outras razões, a impossibilidade de manter a estrutura a funcionar, uma vez que a referida lei impede que a Fundação receba qualquer apoio financeiro”.

“Este princípio é reafirmado na lei do Orçamento do Estado para 2013 e é retomado na lei do Orçamento do Estado para 2014”, salientou o comunicado da UC emitido na quinta-feira, concluindo que “deixou assim de ser possível” à Universidade “suportar as despesas da Fundação”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com