Cidade

Estudantes negam acusações de vandalismo em antiga república de Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 02-12-2013

Os antigos inquilinos da República 5 de Outubro, em Coimbra, extinta em novembro, recusaram no domingo as acusações de vandalismo por parte do senhorio, considerando-as uma tentativa de denegrir a imagem das repúblicas de estudantes.

PUBLICIDADE

Em comunicado de imprensa, os últimos inquilinos afirmam estar de “consciência tranquila quanto aos factos” de que são acusados, referindo que os moradores da República 5 de Outubro (um apartamento) “sempre zelaram pela casa onde, durante 43 anos, habitaram”, realizando, ao longo dos anos, “obras de caráter urgente e indispensável”.

A República 5 de Outubro viu a renda ser aumentada de 12,5 euros para 764 euros, a 01 de agosto, tornando-se “impossível” para os últimos quatro repúblicos pagarem a renda, saindo ao fim de três meses de incumprimento.

PUBLICIDADE

A proprietária do imóvel onde estava a República 5 de Outubro, recentemente extinta, em Coimbra, acusou, em novembro, os antigos inquilinos de destruírem o apartamento, em danos avaliados em mais de 50.000 euros.

As acusações, segundo os repúblicos, “visam proceder a um julgamento sumário, através da comunicação social, na tentativa de denegrir”, não só a imagem da República 5 de Outubro, mas, “inevitavelmente, de todas as repúblicas de Coimbra”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Durante os últimos anos, a senhoria encetou inúmeras tentativas de expulsar os moradores da República 5 de Outubro, através de ações judiciais que se revelaram infrutíferas”, afirmam no comunicado, frisando que só com a entrada em vigor da nova lei do arrendamento a senhoria “conseguiu concretizar os seus intuitos”.

O advogado da senhoria, Pedro Proença, afirmou à agência Lusa que a sua cliente verificou, na sequência da ação de despejo que decorreu no início de novembro, que “as canalizações em cobre tinham sido arrancadas, o quadro elétrico exterior à casa arrancado, assim como as louças sanitárias e elementos de iluminação no teto”.

A proprietária do imóvel onde estava a república pretende agora processar os antigos arrendatários por “prática de um crime de dano”.

O Conselho de Repúblicas de Coimbra exigiu, num comunicado divulgado a 28 de novembro, que quer “a anulação imediata da nova lei do arrendamento”, considerando que este novo regime pode levar ao encerramento de mais repúblicas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE