Desporto

Estudantes manifestaram-se em Coimbra contra proposta do Orçamento do Estado

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 30-10-2013

Estudantes manifestaram-se hoje, em Coimbra, contra a proposta do Orçamento do Estado para 2014, exigindo mais financiamento no ensino superior e o congelamento das propinas na Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Os reitores esperam uma redução nos cortes para o Orçamento do Estado para 2014, mas tem de se ter em conta os cortes sucessivos feitos ano após ano”, afirmou Ricardo Morgado, presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), à margem da manifestação que começou no Largo Dom Dinis, às 18:00, e que terminou à porta da Câmara de Coimbra, cerca de uma hora e um quarto mais tarde, por volta das 19:15.

O presidente da AAC criticou os reitores das diversas universidades portuguesas por “acabarem por aceitar os cortes”, considerando que “são sempre os estudantes que lutam pelo ensino superior”.

PUBLICIDADE

Ricardo Morgado voltou a frisar que a AAC “não aceita que o valor da propina não seja congelado”, referindo que esta será uma luta que vai manter até ao final do seu mandato.

A manifestação, que na terça-feira tinha duas horas e dois locais diferentes, marcados pelas convocatórias da AAC e do movimento “Exalta a Academia”, contou com largas dezenas de estudantes, naquela que Ricardo Morgado classificou de uma “boa mobilização”, apesar de considerar que “esta geração é menos participativa”, do que anteriores.

PUBLICIDADE

publicidade

“Não houve qualquer divisão” na convocatória da manifestação, garantiu Carolina Rocha, do movimento “Exalta a Academia”, candidato aos órgãos da AAC, explicando que se começou a “mobilizar as pessoas na sexta-feira”, dia 26, por não ter obtido uma resposta da direção-geral da AAC, quanto à hora e ao local a assinalar.

“A mobilização foi fraca”, criticou Carolina Rocha, considerando que o anúncio foi feito “tarde demais” e que a AAC “não chegou aos estudantes”.

“[A AAC] não marca manifestações com a frequência com que deveria”, concluiu.

A Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (AEISEC) decidiu também estar presente na manifestação, por “querer uma melhoria de qualidade do ensino superior”, disse o presidente da associação, Igor Ferreira.

O dirigente da AEISEC disse que, apesar da “fraca mobilização, estava à espera de encontrar menos estudantes”.

Os estudantes “estão cada vez menos reivindicativos e cada vez mais cingidos ao seu ciclo de estudos”, criticou o presidente da AEISEC, afirmando que “há uma crise de valores”.

Durante a manifestação, foi possível observar cartazes reivindicativos como “A nossa educação não é um negócio”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE