Conecte-se connosco

Cidade

Estudantes estrangeiros despedem-se das famílias conimbricenses

Publicado

em

As famílias conimbricenses responderam ao apelo da associação Intercultura-AFS Portugal e decidiram abrir as portas das suas casas a estudantes de outros países.

 

Sophie Arnaut  mãe de acolhimento da islandesa Viktoria Birgisdottir
Sophie Arnaut mãe de acolhimento da islandesa Viktoria Birgisdottir

Os estudantes, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, escolheram fazer um intercâmbio em Portugal. Durante o ano lectivo estudaram numa escola secundária local, tiveram oportunidade de aprender português, foram integrados na comunidade envolvente e acolhidos por famílias voluntárias. Findo o ano lectivo, os estudantes de intercâmbio terão de regressar aos seus países de origem.

Sophie Arnaut, mãe de acolhimento residente em Coimbra, já recebe estudantes de intercâmbio há alguns anos e diz que “ter um filho AFS é uma aventura humana palpitante que nos muda para sempre. Com a nossa Viktoria tivemos momentos hilariantes; a partida foi desesperante.”

Este ano os jovens que foram acolhidos por famílias de Coimbra chegaram de Itália e da Tailândia, mas o Programa de intercâmbio está presente em 102 países, espalhados pela Europa, Ásia e Américas Central, do Norte e do Sul.

Ao mesmo tempo que as famílias se despedem dos estudantes que acolheram, um outro ciclo lectivo se aproxima e cerca de 90 novos estudantes chegam em Setembro a Portugal. O recrutamento de famílias que queiram receber estudantes estrangeiros estará a decorrer até meados de Agosto.

O Programa AFS – Famílias de Acolhimento é uma experiência de intercâmbio em que uma família acolhe em sua casa um/a jovem estrangeira que vem estudar durante um trimestre, semestre ou ano letivo numa escola secundária em Portugal.

A Intercultura-AFS Portugal é uma Associação Juvenil de Voluntariado, sem fins lucrativos, com estatuto de Instituição de Utilidade Pública. Trabalha na área da educação não-formal para uma Aprendizagem Intercultural e Educação Global, desde 1956, promovendo intercâmbios nacionais e internacionais envolvendo jovens, famílias e professores, instituições e a comunidade em geral.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link