Cidade

Estudantes estrangeiros despedem-se das famílias conimbricenses

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 12-06-2015

As famílias conimbricenses responderam ao apelo da associação Intercultura-AFS Portugal e decidiram abrir as portas das suas casas a estudantes de outros países.

PUBLICIDADE

 

Sophie Arnaut  mãe de acolhimento da islandesa Viktoria Birgisdottir
Sophie Arnaut mãe de acolhimento da islandesa Viktoria Birgisdottir

Os estudantes, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, escolheram fazer um intercâmbio em Portugal. Durante o ano lectivo estudaram numa escola secundária local, tiveram oportunidade de aprender português, foram integrados na comunidade envolvente e acolhidos por famílias voluntárias. Findo o ano lectivo, os estudantes de intercâmbio terão de regressar aos seus países de origem.

PUBLICIDADE

publicidade

Sophie Arnaut, mãe de acolhimento residente em Coimbra, já recebe estudantes de intercâmbio há alguns anos e diz que “ter um filho AFS é uma aventura humana palpitante que nos muda para sempre. Com a nossa Viktoria tivemos momentos hilariantes; a partida foi desesperante.”

Este ano os jovens que foram acolhidos por famílias de Coimbra chegaram de Itália e da Tailândia, mas o Programa de intercâmbio está presente em 102 países, espalhados pela Europa, Ásia e Américas Central, do Norte e do Sul.

PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo que as famílias se despedem dos estudantes que acolheram, um outro ciclo lectivo se aproxima e cerca de 90 novos estudantes chegam em Setembro a Portugal. O recrutamento de famílias que queiram receber estudantes estrangeiros estará a decorrer até meados de Agosto.

O Programa AFS – Famílias de Acolhimento é uma experiência de intercâmbio em que uma família acolhe em sua casa um/a jovem estrangeira que vem estudar durante um trimestre, semestre ou ano letivo numa escola secundária em Portugal.

A Intercultura-AFS Portugal é uma Associação Juvenil de Voluntariado, sem fins lucrativos, com estatuto de Instituição de Utilidade Pública. Trabalha na área da educação não-formal para uma Aprendizagem Intercultural e Educação Global, desde 1956, promovendo intercâmbios nacionais e internacionais envolvendo jovens, famílias e professores, instituições e a comunidade em geral.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE