Coimbra

Estudantes envolvem-se no Programa Municipal de Coimbra para as Alterações Climáticas

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 23-04-2021

A Associação Académica de Coimbra (AAC) defende mais envolvimento da juventude no acompanhamento e execução do Programa Municipal de Coimbra para as Alterações Climáticas, proposta que foi acolhida pela Câmara, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

“É importante envolver a juventude no acompanhamento deste programa”, salientou à agência Lusa o presidente da estrutura estudantil, João Assunção, que entregou na quinta-feira um documento ao município com contributos dos estudantes.

Apesar de elogiar o programa da Câmara de Coimbra, “que vai ao encontro das principais preocupações da sua geração”, o dirigente da AAC defende que as associações juvenis sejam integradas na Comissão de Acompanhamento e que seja criada uma rubrica de educação ambiental nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico.

PUBLICIDADE

Por outro lado, acrescenta, é solicitado mais incentivos para a população estudantil utilizar os transportes públicos entre os polos universitários I e II.

“Para isso, precisamos de mais horários e linhas entre os dois polos, já que a rede nesta área é muito deficitária e obriga os estudantes a recorrer a transportes próprios”, frisou João Assunção.

PUBLICIDADE

O líder estudantil adiantou ainda que os contributos da AAC foram “muito bem recebidos” pelo presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, que falou num programa “mais próximo e robusto” com as propostas apresentadas.

A consulta pública do projeto de Programa Municipal para as Alterações Climáticas, que é coordenado pelo especialista em gestão ambiental João Pardal, decorre até 11 de maio.

O documento está disponível na página eletrónica do município, devendo as sugestões serem formuladas por escrito e apresentadas na Divisão de Relação com o Munícipe da Câmara, remetidas por via postal ou ainda por correio eletrónico para o endereço geral@cm-coimbra.pt.

O programa municipal para as alterações climáticas tem um horizonte temporal até 2030 e prevê que as medidas preconizadas sejam monitorizadas pelos serviços municipais, sendo o acompanhamento feito por uma comissão a criar para o efeito, de natureza consultiva e de apoio à decisão.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE