Coimbra

Estudantes do Politécnico exigem reforço para Ação Social

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 05-08-2020

 

PUBLICIDADE

A Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP) denuncia lacunas no Regulamento de Atribuição de Bolsas a Estudantes do Ensino Superior (RABEEES) e falta de estratégia para a Ação Social Indireta.

PUBLICIDADE

Tiago Diniz, Presidente da Direção da FNAEESP, apela à revisão urgente do Regulamento “de forma a garantir que mais estudantes com carências económicas estão ao abrigo do Regulamento”.

Ainda no âmbito da Ação Social Direta, Tiago Diniz acrescenta que “os rendimentos considerados para o processo de atribuição de bolsa de estudos são referentes ao ano anterior, não contabilizando o primeiro semestre de 2020 – período em que muitas famílias foram confrontadas com a crise provocada pela Covid-19”.Em matéria de ação social indireta, a FNAEESP entende que é de extrema importância reforçar o número de camas disponíveis nas residências académicas.

PUBLICIDADE

publicidade

Conforme as informações transmitidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, as residências estudantis deverão obedecer a critérios sanitários definidos pela Direção Geral de Saúde, sendo que o distanciamento social será obrigatoriamente um deles. Assim, a oferta de camas disponíveis nas residências estudantis irá diminuir drasticamente.Os Estudantes classificam a revisão do Regulamento e a definição de estratégias para a Ação Social Indireta como urgentes, a fim de salvaguardar o acesso e a frequência no Ensino Superior, minimizando os constrangimentos provocados pela pandemia da Covid-19.

A FNAEESP é uma estrutura federativa criada em 1989, que possui 51 associações académicas e de estudantes federadas e que representa através dos seus membros cerca de cem mil estudantes. Esta foi criada para assegurar a representação das Associações Federadas e, consequentemente, dos estudantes do Ensino Superior Politécnico por elas representados, tendo tido ao longo dos anos um papel fundamental na defesa do Ensino Superior Politécnico, visando o bem-estar dos estudantes e os seus direitos, lutando sempre pela sua dignificação.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE