Educação

Estudantes do Ensino Superior prometem “Dia Nacional de Luta” na quinta-feira

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 20-03-2023

Os estudantes do ensino superior manifestam-se na quinta-feira, Dia Nacional do Estudante, contra as dificuldades que estão a ampliar “o muro” no acesso a este nível de ensino, estando previstas iniciativas em vários pontos do país.

PUBLICIDADE

A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa anunciou o protesto em conjunto com outras associações, indicando que em Lisboa haverá uma concentração junto à Faculdade de Belas Artes, seguindo-se uma marcha até São Bento.

“Hoje, aprofundam-se as desigualdades e o custo de vida aumenta. Os estudantes e suas famílias sentem estas consequências, principalmente quando, todos os anos, milhares ficam fora do Ensino Superior devido às barreiras socioeconómicas”, referem os estudantes, em comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

No documento, prometem juntar-se em todo o país e perguntam: “Até quando vai o muro aumentar?”.

Melhor Ação Social e alojamento, gratuitidade, mais financiamento público e melhores condições nas instituições são as reivindicações dos alunos do ensino superior.

PUBLICIDADE

Haverá igualmente uma concentração em frente à Universidade do Porto, estando prevista uma manifestação em Coimbra e ações idênticas em Aveiro, Castelo Branco e Braga.

A organização apela aos estudantes para se mobilizarem por todo o país num “Dia Nacional de Luta”.

Até ao momento, aderiram à iniciativa mais de 10 estruturas estudantis, entre as quais a Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a Associação de Estudantes de Direito da Universidade Nova de Lisboa, a Associação de Estudantes do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, a Associação Académica da Universidade de Lisboa, a Associação de Estudantes da Escola Superior de Teatro e Cinema e a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE