Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Estudantes do ensino secundário Verão se vale a pena estudar na Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 29-06-2018

 

PUBLICIDADE

Entre 2 e 7 de julho, 347 estudantes do ensino secundário de todo o país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, e do Brasil vão participar na Universidade de Verão (UV) da Universidade de Coimbra (UC).

PUBLICIDADE

publicidade

Será uma semana repleta de atividades incríveis, representativas do que melhor se faz na UC e na cidade, num ambiente académico único no país. Com 21 áreas do saber disponíveis, os jovens alunos vão aprender, por exemplo, como se realiza uma perícia de antropologia forense, como conseguimos através dos ossos saber o sexo, a idade e a estatura do indivíduo e “viajar no tempo através dos ossos humanos” porque os esqueletos humanos narram a história da vida dos indivíduos.

Na UV, os participantes vão também entrar na “revolução tecnológica/ energias sustentáveis do futuro”, construir “pontes económicas” ou aprender como se controla a produção numa fábrica e participar em algumas atividades e práticas do mundo financeiro, através de uma abordagem matemática.

PUBLICIDADE

E vamos ter “estudantes na barra”, isto é, os estudantes terão a oportunidade de conhecer o Tribunal de Coimbra e de conversar com profissionais ligados à prática judiciária.

Para os que quiserem aprender como modificar geneticamente as plantas conferindo-lhes novas caraterísticas, a atividade “sementes sintéticas, clonagem de plantas e plantas transgénicas” explica tudo. Já na iniciativa “a cozinha é um laboratório” vai ser possível realizar atividades laboratoriais relacionadas com a cozinha e a alimentação e preparar um lanche com muita química e sabores surpreendentes.

Mas há muito mais para aprender na 10ª edição da Universidade de Verão. E muitas atividades lúdicas, culturais e desportivas, entre as quais um arraial e uma serenata. As várias iniciativas são orientadas por professores e investigadores das diferentes áreas, com o apoio de dezenas de monitores.

A sessão de boas-vindas da UV 2018 tem início às 14 horas do dia 2 de julho, na esplanada do Auditório da Reitoria, com a presença do Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, e do Presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), Alexandre Amado.

A Universidade de Verão conta com o apoio da Associação Académica de Coimbra, de 22 câmaras municipais e do Agrupamento de Escolas Cândido Figueiredo, Tondela.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com