Coimbra

Estudantes de Medicina trazem oradores de renome a Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 21-02-2019

Pela oitava edição consecutiva realiza-se, em Coimbra, de 21 a 24 de fevereiro, o Congresso Médico-Científico “In4Med”, inteiramente organizado por estudantes do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra (NEM/AAC) e sem fins lucrativos.

PUBLICIDADE

Este contará com a presença de oradores de renome como Nick Littlehales, treinador de hábitos do sono de atletas de elite como Cristiano Ronaldo, e Aubrey de Grey, especialista no envelhecimento, que acredita que os primeiros humanos a viver mil anos já estão vivos.

PUBLICIDADE

publicidade

“Esta edição representa uma grande transformação para o In4Med, que se realizará pela primeira vez no Convento São Francisco, permitindo assim a participação de mais de 500 estudantes nacionais e internacionais” explica Sofia Reimão, estudante do 4º ano do Mestrado Integrado de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e Coordenadora Geral deste projeto. “Este congresso tem como principal objetivo dar a oportunidade a estudantes de Medicina e de outras áreas Médico-Científicas de conhecer e contactar com áreas e temas menos abordados ao longo do percurso académico, apresentando-se como um complemento à educação médica e outras áreas científicas.”

Assente no lema “Defy the Norm, Dare to Transform”, a VIII edição do In4Med traz novidades: para além de uma nova localização, apresenta, pela primeira vez, um Debate, subordinado ao tema do impacto da evolução tecnológica na Medicina, e moderado pelo jornalista e pivô da SIC Bento Rodrigues.

PUBLICIDADE

O congresso conta com diversos painéis onde irão tomar parte oradores de renome internacional, como:  Youri Yordanov, médico especialista em Emergência Médica e responsável pelo Serviço de Urgências na noite dos atentados terroristas em Paris em novembro de 2015, Paulo Beckert, Coordenador Clínico da Unidade de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol, e Aleksander Wasniowski, médico e cocriador do programa das missões análogas a Marte e à Lua, que decorrem na Estação de Investigação LUNARES na Polónia, onde conduziu a primeira missão análoga a incluir um astronauta com deficiências. Esta edição será ainda marcada pela contribuição dos prémios Nobel Ada E. Yonath, e Leland Hartwell, vencedores do prémio Nobel daQuímica, em 2009 e do Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2001, respetivamente. A lista completa de oradores está disponível em www.in4med.org.

Adicionalmente, os estudantes poderão participar em várias competições, entre as quais “Scrub Up – National University Championship of Medical Simulation”, uma competição nacional a nível universitário de simulação médica única. Desta resulta a apuração da equipa que representará Portugal a nível Europeu na competição de simulação médica daSESAM Annual Meeting, como ocorreu no ano transato, em que a equipa Algarvia representou Portugal em Bilbao, sagrando-se como vencedora Europeia.

O “Post N’ Speak – Poster and Oral Competition” é outra das competições existentes e que, promovendo a investigação científica a nível estudantil, galardoará os alunos com o melhor poster em três áreas distintas com um prémio monetário.

O Júri que escolherá os vencedores terá como presidente a Professora  Isabel Marques Carreira, Presidente Eleita da Sociedade Portuguesa de Genética Humana.

Para além dos 56 workshops práticos à disposição dos participantes, está também associada ao In4Med a atividade “Ready. Set. Go!”, um conjunto de pré-cursos com grande aplicabilidade prática, representando uma oportunidade extracurricular para que os estudantes possam desenvolver a suas capacidades para além da teoria e com recurso àsimulação, não sendo a sua frequência veiculada à participação da totalidade do congresso.

Finalmente, com o intuito de promover o convívio entre os participantes e um contacto de proximidade com os diversos palestrantes, à componente científica de excelência associa-se um programa social inteiramente renovado. A primeira noite será marcada por umaSessão de Abertura na Antiga Igreja do Convento São Francisco, seguida por umJantar de Gala repleto de glamour e entretenimento. O final do primeiro dia de trabalhos será assinalado por um Sunset, em localização com vista privilegiada do rio Mondego e da cidade de Coimbra, para um momento de descontração e lazer.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE