Coimbra

Estudantes de Coimbra vão manifestar-se por “um ensino superior para todos”

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 21-04-2021

A Associação Académica de Coimbra (AAC) vai avançar com uma manifestação no dia 28 para exigir um “ensino superior para todos”, com a erradicação da propina e o aumento da ação social direta.

PUBLICIDADE

“Os estudantes aprovaram [em assembleia magna realizada na terça-feira] a proposta de mobilização para uma nova Operação Balão [lançamento de balões com mensagens sobre as reivindicações estudantis que decorreu na crise académica de 1969], exigindo novamente, 52 anos depois, um ensino superior para todos”, explicou hoje a AAC, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A manifestação começa no largo da Porta Férrea e estende-se até aos jardins da AAC, pelas 18:00.

PUBLICIDADE

publicidade

“Cientes do panorama atual do ensino superior e das dificuldades que os estudantes e os seus agregados familiares têm vindo a sentir ao longo deste período, passados 52 anos, a direção-geral volta a pedir um ensino superior para todos. A erradicação da propina, o aumento da ação social direta, a criação de um regime geral de taxas e emolumentos e a necessária revisão do regime de prescrições dão mote à reivindicação”, afirmou o presidente da Associação Académica de Coimbra, João Assunção, citado na nota de imprensa.

Para além disso, na assembleia magna foram também aprovadas duas moções de participação dos estudantes nas concentrações populares que terão lugar em Coimbra, em 25 de Abril e em 01 de Maio.

PUBLICIDADE

“A necessidade de rever o papel do estudante no seio dos órgãos de governo das academias impõe uma revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, ao passo que as dificuldades sentidas no acesso ao mercado de trabalho pedem a exigência de medidas de incentivo ao emprego jovem. Serão estas as bandeiras reivindicativas dos dois momentos de concentração”, explicou a AAC.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE