Polícias

Estudantes de Coimbra podem renovar autorização de residência através do telemóvel

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-06-2019

O SEF lançou hoje um projeto piloto inovador que vai permitir, numa primeira fase, aos estudantes estrangeiros da Universidade de Coimbra renovarem as autorizações de residência através de uma aplicação no telemóvel.

PUBLICIDADE

A iniciativa, denominada ‘Smart SEF ID’ e que vai arrancar de imediato, foi apresentada durante a cerimónia que assinalou o 43.º aniversário do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

PUBLICIDADE

Segundo o SEF, esta ferramenta vai permitir a criação de uma identidade digital para estudantes estrangeiros universitários renovarem a respetiva autorização de residência.

O projeto piloto vai decorrer, durante alguns meses, com estudantes estrangeiros da Universidade de Coimbra e, “se funcionar bem”, será alargado a outros estabelecimentos do ensino superior e instituições, disse aos jornalistas a diretora nacional do SEF.

PUBLICIDADE

publicidade

Cristina Gatões adiantou que, através desta ferramenta, um cidadão estrangeiro pode iniciar o processo de renovação de autorização de residência, desde que tenha a aplicação do SEF no telefone e se desloque a um quiosque para recolha dos dados biométricos e faça a confirmação que esses dados já constam dos serviços do SEF.

A diretora do SEF explicou que a renovação é feita “através da app instalada no telemóvel”.

“É um projeto piloto, inovador que nunca foi testado em lado nenhum e é uma experiência única na Europa”, disse, manifestando confiança que esta ferramenta possa mudar “de uma forma definitiva a interação entre os cidadãos estrangeiros e o SEF”.

Cristina Gatões explicou que o projeto vai ser desenvolvido nos próximos meses e que o objetivo é que o cidadão estrangeiro consiga fazer todo este processo “na hora ou no mesmo dia”.

O SEF considera ainda que “a criação de uma entidade móvel digital para estudantes universitários estrangeiros gerada através de uma aplicação móvel e da utilização de quiosques de registo disponíveis nas universidades acreditadas para o efeito representa mais um passo para a modernização administrativa”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE