Coimbra

Estudantes da Universidade de Coimbra debatem sobre Racismo e Discriminação Étnico Social no Ensino Superior 

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 19-06-2020

Os conselheiros representantes dos Estudantes no Conselho Geral da Universidade de Coimbra vão realizar um ciclo de mesas-redondas com o objetivo de debater os fenómenos de manifestação e de combate ao racismo e discriminação étnico-social no Ensino Superior.

PUBLICIDADE

 Serão transmitidas quatro sessões, em direto, na página de Facebook dos Estudantes Conselheiros da Universidade de Coimbra. João Gonçalo Lopes, estudante conselheiro e promotor desta ronda de conferências, refere que “Com mais de 25 000 estudantes e com uma comunidade estudantil internacional crescente, a Universidade de Coimbra é e deve ser pioneira na reflexão e combate ao problema da desigualdade racial e choques de culturas. A academia de Coimbra sempre foi um polo multicultural de relevância internacional, o cruzamento de estudantes de realidades culturais diferentes ao longo de várias gerações fizeram da Universidade de Coimbra um centro inigualável de riqueza humana”.

PUBLICIDADE

Para além do ciclo de conferências, os Estudantes Conselheiros, têm preparado um inquérito a ser feito sobre as questões discutidas. Este será disponibilizado a toda a comunidade estudantil através da plataforma digital da Universidade de Coimbra. Os resultados serão compilados num relatório a entregar, posteriormente, à equipa Reitoral.

O Estudante do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra reitera ainda que este é um momento fundamental para atuar. “Hoje temos uma comunidade que, pelos piores motivos, está em alerta máximo em relação às injustiças fundadas na desigualdade racial. É, portanto, momento de fazer soar todos os alarmes preocupantes que encontrarmos e, de uma vez por todas, negar categoricamente qualquer visão de mundo que tolere injustiças assentes na discriminação racial” sublinha João Gonçalo Lopes.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE