Conecte-se connosco

Universidade

Estudantes da Faculdade de Medicina de Coimbra apuradas para a final da SIMUniversity

Publicado

em

Diana Carvalho, Inês Antunes, Viktoriya Shkatova e Patrícia Vaz Conde integram a equipa ABCDoctors, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra que acaba de ser apurada para a fase final da competição europeia SIMUniversity, que se realiza em Sevilha, de 15 a 17 de junho, no âmbito do 27th Annual Meeting da SESAM (Society for Simulation in Europe).

Esta é uma competição na qual as alunas de 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina irão participar depois de terem ganho a competição de simulação Scrub UP!, no âmbito do XI In4Med, congresso médico-científico organizado pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra.

Depois de ganhar a competição de simulação Scrub UP!, no âmbito do XI In4Med, congresso médico-científico organizado pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra, esta equipa venceu a competição de simulação SimUniversity Portugal 2022, realizada no passado dia 18 de março , no Centro de Simulação da NOVA Medical School, em Lisboa. A vitória garantiu o apuramento para a primeira fase da competição de simulação Europeia, SIMUniversity, que se realizou no dia 7 de abril, no Centro de Simulação CUF Academic Center, onde se destacaram como uma das quatro equipas apuradas para a fase final da competição europeia.

Para Carlos Robalo Cordeiro, Diretor da Faculdade de Medicina de Coimbra, “este resultado espelha o empenho e trabalho das nossas alunas, que demonstraram iniciativa, espírito de sacrifício e dedicação. Por outro lado é um indicador muito positivo no que diz respeito à qualidade do nosso ensino, ao envolvimento dos docentes na área de simulação e ao acompanhamento e apoio que é prestado pelo Gabinete de Educação Médica, na promoção da simulação enquanto ferramenta pedagógica de valor. Sabemos que a simulação médica é uma verdadeira revolução no ensino médico e no treino dos profissionais e das equipas de saúde. Neste sentido é muito importante promover a integração da simulação clínica no maior número de unidades curriculares.”

Destinada a alunos do 4.º ao 6.º anos de Medicina, a SimUniversity Portugal é uma competição da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim), para estimular o treino de competências técnicas e não-técnicas, bem como a aplicação de conhecimentos clínicos em cenários simulados.

A competição Europeia da SimUniversity é uma iniciativa SESAM (Society for Simulation in Europe) que visa levar os estudantes de saúde a participarem de uma experiência educacional formativa a nível internacional, competindo entre si em equipas, em cenários de simulação.

O SimUniversity realiza-se anualmente na reunião anual do SESAM o que acaba por ser enriquecedor, na medida em que oferece aos alunos a oportunidade de apresentarem os resultados das simulações aos mais variados especialistas internacionais.

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link