Educação

Alunas da Escola Dona Maria vencem prémio com estágio na Universidade

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-12-2016

 

PUBLICIDADE

 O trabalho “Caraterização da regeneração pós-incêndio da vegetação da Serra da Estrela”, realizado pelas estudantes Anaísa Simões e Mariana Monteiro no âmbito de um estágio no Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Universidade de Coimbra (UC), conquistou o primeiro lugar do Prémio ATG – All Time GABBAs (Graduate Program in Areas of Basic and Applied Biology), instituído pela Associação ATG – All Time GABBAs, em conjunto com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

PUBLICIDADE

O que acontece após um incêndio? Como ocorre a regeneração da vegetação nessa área? Foram estas as principais interrogações que levaram Anaísa Simões e Mariana Monteiro ao Centro de Ecologia Funcional da UC para um estágio de duas semanas, inserido no programa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias.

Orientadas pelo investigador Bruno Moreira, do CFE, estas alunas da Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, realizaram saídas de campo e trabalho experimental em laboratório com o objetivo de conhecer e caraterizar a resposta da vegetação da Serra da Estrela a um incêndio.

PUBLICIDADE

publicidade

Concluíram que a vegetação nestes ecossistemas recupera rapidamente e que o fogo pode ter um papel crucial na regeneração vegetal, catalisando, por exemplo, a germinação de sementes dormentes, proporcionando em última instância um aumento da biodiversidade.

O Prémio ATG – All Time GABBAs tem como objetivo principal «estimular e incentivar o ensino experimental no domínio das Ciências da Vida e da Saúde, através do reconhecimento do mérito de atividades de Investigação & Desenvolvimento realizadas no âmbito do programa “Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias». A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar nos próximos dias 19 e 20 de dezembro, no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde do Porto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE