Desporto
Estudantes de Coimbra rejeitam Fundação Universidade de Coimbra
A Associação Académica de Coimbra (AAC) rejeitou ontem, na maior Assembleia Magna da história recente, a adesão da Universidade de Coimbra (UC) ao Regime Fundacional e aprovou o início do processo reivindicativo pela revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) por mais representatividade estudantil nos órgãos das Universidades.
A AAC celebrou os 48 anos do 17 de abril de 1969 com uma Assembleia Magna nos Jardins, cujo tema principal em debate foi o regime fundacional e que contou com a participação de quase meio milhar de estudantes.
Na moção apresentada pela Direção-Geral da AAC, aprovada por larga maioria,rejeita-se a o regime fundacional e exige-sea revisão do RJIES.
Nas palavras do Presidente da AAC, Alexandre Amado, “impõe-se devolver a voz aos estudantes na governação das Instituições de Ensino Superior e criar condições democráticas para a verdadeira autonomia universitária”.
No âmbito da campanha “Universidade nas Tuas Mãos”, a AAC vai assim promover um abaixo-assinado contra a adesão da UC do Regime Fundacional dirigido a toda a comunidade académica – estudantes, professores, funcionários.
Simultaneamente, a AAC irá solicitar reuniões com todos os grupos parlamentares da Assembleia da República com o objetivo de forçar a revisão do RJIES e participará na manifestação do dia 25 de Abril, em Coimbra, com uma mensagem pela democraticidade do Ensino Superior, reivindicando a alteração desta Lei.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE