Desporto

Estudantes acusam governo de prejudicar desporto universitário

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 18-04-2016

Arrancaram esta segunda-feira, 18 de abril, as fases finais de cinco modalidades coletivas dos Campeonatos Nacionais Universitários 2016, em Lisboa.

PUBLICIDADE

6e8594c5-3282-4c4c-af57-54116f487e87

A jornada foi também marcada pela Cerimónia de Abertura do maior evento desportivo universitário nacional, onde o presidente da Federação Académica Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, apelou à coordenação de quem governa o desporto no país.

PUBLICIDADE

publicidade

É importante que se perceba, de uma vez por todas, que as mudanças de cadeiras nos governos, as indefinições e instabilidades políticas e as chefias dos institutos públicos, não podem prejudicar a parte operacional da ligação da tutela do desporto, neste caso o Instituto Português do Desporto e Juventude, às Federações Desportivas.”

Daniel Monteiro indica um exemplo muito concreto, a candidatura feita pela Federação Académica Desporto Universitário ao Programa de Atividades Regulares do Instituto Português do Desporto e Juventude.

PUBLICIDADE

Quatro meses depois a resposta foi nula. Até ao momento a FADU não sabe como financiará as participações internacionais universitárias e, quem sai a perder, é o desporto nacional que, pela primeira vez, poderá não ter qualquer representação internacional ao nível universitário. Realmente histórico, mas pela negativa!”

1d060988-bddb-43ba-b34d-58dcb4f04741

Ao segundo dia de competição dos CNU’S cerca de 50 equipas começaram a medir forças para conseguir passagem para as finais de Andebol, Futebol 11, Futsal e Voleibol Masculinas e ainda Basquetebol Feminino. O Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Lisboa e o CEDAR receberam os encontros de Andebol masculino com 12 equipas na luta pelo caminho até ao ouro. Objetivo: tentar destronar a Associação Académica da Universidade do Minho, campeã nacional universitária nos últimos sete anos e que esta segunda-feira já fez o pleno: dois jogos com duas vitórias.

Todos os resultados em:

http://www.cnu2016.fadu.pt/competicao/modalidades/andebol#masculinos

Mudamos de modalidade, mas o domínio continua a ser dos homens da Associação Académica da Universidade do Minho que foram Campeões Nacionais Universitários de Futebol 11, no ano passado. O Estádio Universitário de Lisboa recebeu o pontapé de saída da competição com 12 equipas em ação em três grupos distintos. Ainda nada está decidido, mas notas positivas para as vitórias do Instituto Politécnico de Viseu, da Associação Académica da Universidade do Minho e da Associação Académica da Universidade da Beira Interior.

Todos os resultados em:

http://www.cnu2016.fadu.pt/competicao/modalidades/futebol

O Pavilhão Municipal Susana Barroso e o pavilhão da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico receberam as oito equipas femininas que discutem o Campeonato Nacional Universitário de Basquetebol. A luta continua até ao início da noite, mas esta segunda feira já se aplaudiram as vitórias da campeã em título, a Associação Académica da Universidade Aveiro, mas também da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia do Porto, Associação de Estudantes do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa e do Instituto Politécnico do Porto.

Todos os resultados em:

 http://www.cnu2016.fadu.pt/competicao/modalidades/basquetebol

No Futsal Masculino é dia de play-offs com a presença da única formação açoreana nos Campeonatos Nacionais Universitários. Seis equipas discutem os quatro lugares restantes na fase final da competição. Até às 21 horas rola a bola nos pavilhões de Avenidas Novas, Bairro da Boavista, Susana Barroso, Pavilhão 1 do Estádio Universitário e no Casal Vistoso com os encontros das fases finais.

Todos os resultados em:

http://www.cnu2016.fadu.pt/competicao/modalidades/futsal#masculinos

A jornada competitiva também contou com as fases finais para 12 equipas no Voleibol masculino, no Casal Vistoso. O Instituto Politécnico do Porto procura revalidar o título de campeão nacional, mas esta tarde já sofreu uma derrota frente à Associação Académica da Universidade de Aveiro.

Todos os resultados em:

http://www.cnu2016.fadu.pt/competicao/modalidades/voleibol#masculinos

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE