Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Universidade

Estudante em Coimbra é “mordoma” da Romaria da Agonia

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 30-05-2018

O fato de mordoma, o mais rico dos trajes regionais de Viana do Castelo, envergado por uma estudante em Coimbra, natural do concelho é este ano a imagem do cartaz da Romaria da Agonia, hoje apresentada publicamente.

PUBLICIDADE

A estudante do segundo ano de mestrado em psicologia na Universidade de Coimbra “enverga um traje de mordoma com colete, bordado a vidrinho luar, um dos mais ricos e que era usado pelas mordomas das famílias mais abastadas”.

PUBLICIDADE

publicidade

A jovem estudante Maria João Soares, residente na freguesia de Santa Marta de Portuzelo,  explicou que o traje “é uma réplica de fatos antigos, mas com elementos muito antigos e peças singulares”.

O cartaz é da autoria das designer Sara Costa e Helena Soares, que, pela segunda vez, venceram o concurso lançado pela Vianafestas para elaboração do cartaz da romaria, que vai decorrer 17 a 20 de agosto.

PUBLICIDADE

O traje é constituído por peças que pertencem ao Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, ao qual a jovem mordoma pertence há mais de uma década, e também por peças de uma coleção particular, propriedade de um elemento daquele grupo.

O lenço de seda que a mordoma usa à cabeça “foi um dos primeiros lenços do grupo folclórico, a celebrar 84 anos de existência, e é uma peça quase centenária”.

A camisa da mordoma é “em em linho, mas com pormenor de bordado a duas cores, no ombro e no pulso”.

Já as peças de ouro tradicional que a jovem usa pertencem a familiares e também a elementos do grupo folclórico onde dança. No cartaz, pode ainda ser visto o palmito, bem como o “lenço de amor”.

Hoje, na apresentação do cartaz, a estudante afirmou ser “uma honra” poder representar a mulher minhota, mas também uma “grande responsabilidade”.

“O traje de mordoma foi escolhido por ser um traje solene, mas que não tem aparecido nos cartazes mais recentes, tendo, por isso, optado por um ‘design’ mais simples, de forma a evidenciar toda a riqueza das peças”, explicaram as criadoras.

A mordoma aparece sobre “um fundo liso amarelo, a cor da bandeira cidade, e as letras caligráficas passam do tom preto ao roxo, como forma de representar o manto roxo e azul da Senhora da Agonia e combinar com o tom roxo do lenço da mordoma”.

Este ano, o concurso lançado pela Vianafestas para elaboração do cartaz oficial da romaria recebeu 65 propostas nacionais e internacionais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com