Economia

Estimativas apontam para crescimento do turismo de 20% a 30% em 2021 em relação a 2020 

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 29-03-2021

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirmou hoje que as “melhores estimativas” para o turismo nacional até ao final de 2021 apontam para um “crescimento de 20 a 30%”, em comparação com 2020.

PUBLICIDADE

Respondendo a uma questão sobre as estimativas para o turismo em Portugal em 2021, colocada durante um ‘webinar’ para jornalistas sobre o certificado verde digital, Rita Marques indicou que as “melhores estimativas [do Governo] estão em linha com as estimativas das organizações internacionais”.

“A maioria das organizações internacionais diz que, se a vacinação continuar a desenvolver-se a uma rapidez razoável na Europa, provavelmente acabaremos o ano de 2021 com um crescimento de 20 a 30% quando comparado com 2020”, assinalou.

PUBLICIDADE

Em relação ao livre-trânsito digital proposto pela Comissão Europeia, a secretária de Estado salientou que “podemos viajar hoje sem qualquer certificado”.

Isto porque o objetivo do certificado “é apenas garantir que os países europeus harmonizam as suas estratégias, para que não haja quarentena ou tenha de ser feito algum teste”, justificou.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesse sentido, a governante lembrou que “alguns Estados-membros já têm soluções tecnológicas que estão muito em linha com o certificado verde digital” e deu o exemplo da ilha da Madeira, em Portugal.

“Temos uma solução totalmente operável na Madeira. Se viajarmos até lá, pedem-nos para apresentar, previamente à viagem, um certificado a dizer que temos um teste negativo, que estamos imunes ou que fomos vacinados”, afirmou.

Como “não podemos esperar que a documentação da Comissão esteja completa para começar a trabalhar, o que Portugal tem defendido é que cada Estado-membro deveria trabalhar imediatamente” para ter uma solução tecnológica alternativa enquanto a proposta da Comissão não estiver pronta, defendeu.

Assim que a regulamentação da Comissão Europeia “esteja pronta e for completamente conhecida”, Rita Marques apela a que os Estados-membros “alinhem e adaptem o máximo possível” as soluções em curso nos seus países com os “propósitos propostos” por Bruxelas.

“Portanto, não podemos esperar por junho. Precisamos de trabalhar o mais cedo possível”, instou a responsável.

Rita Marques participou hoje num ‘webinar’ para jornalistas, intitulado “Certificado Digital Verde: passaporte para normalidade?”, organizado pelo Parlamento Europeu em Portugal e no qual participou também a diretora-geral da Justiça e Consumidores da Comissão Europeia, Salla Saastamoinen, e os eurodeputados Fernando Aguilar e Cláudia Monteiro de Aguiar.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE