Coimbra

Pão fashinon

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 10-11-2013

IMG_8769

PUBLICIDADE

O estilista Hélder Baptista, presença regular nos desfiles de moda do Portugal Fashion, passa a semana a criar peças de roupa da marca Concreto, mas ajuda aos fins de semana a cozer pão numa padaria de família.

Designer na marca Concreto, em Mangualde, o criador de vestuário desenvolve esta nova atividade há cerca de dois meses, na sua terra natal, em Vila Nova, no concelho de Miranda do Corvo.

PUBLICIDADE

É com o mesmo empenho e sensibilidade que desenha peças de roupa, que Hélder Baptista se dedica a cozer pão ao fim de semana num forno a lenha, na padaria construída pelo avô António Baptista na década de 50 do século passado, entretanto remodelada.

“Surgiu a oportunidade e optei por explorar o negócio, colocando a minha mulher Liliana Gonçalves à frente da padaria, que estava fora da família há muitos anos”, explicou à agência Lusa o estilista, de 35 anos.

PUBLICIDADE

publicidade

Em homenagem ao avô, atribuiu o apelido Baptista à padaria, que funciona todos os dias da semana, cozendo pão num forno a lenha, à semelhança do que acontecia há várias décadas.

Aos fins de semana, na ausência do padeiro, Hélder Baptista assume as mesmas funções e é o responsável pelas fornadas de pão que abastecem toda uma freguesia.

O estilista reconhece que moda e panificação são duas áreas de atividade completamente distintas, mas que esta aposta surgiu como um novo “desafio” de vida.

“Gostava de ir para uma marca internacional gerir uma equipa de estilistas, mas enquanto isso não acontece posso dedicar os fins de semana a ajudar no negócio da minha mulher”, sublinha.

Para desfazer qualquer dúvida, Hélder Baptista salienta que a moda é a sua “paixão”.

“É um amor que me acompanha desde criança. O meu pai é alfaiate e a minha mãe costureira, pelo que quando era mais novo passava o tempo a brincar na alfaiataria e depois mais tarde a ajudar”, explica.

Tornou-se designer em 1997, depois de concluir o curso na Escola Gudi, atual Escola de Moda do Porto, uma das “duas melhores do país” nesta área.

No ano 2000, ingressou na marca Concreto, que é distribuída por mais de 400 lojas multimarcas de Portugal, sendo atualmente o responsável por toda a produção da empresa.

Nos últimos anos, Hélder Baptista tem sido regularmente destacado em duas revistas italianas especialistas em malhas, que divulgam as coleções dos criadores mundiais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE