Coimbra

ESTeSC lança pós-graduação considerada inovadora na área da Nutrição

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 13-09-2018

 

PUBLICIDADE

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) vai lançar, já no ano letivo 2018-19, a primeira edição da pós-graduação em Nutrição e Metabolismo em Pediatria – uma aposta que vai ao encontro da estratégia de crescimento e afirmação da escola.

PUBLICIDADE

Nos próximos anos, a ESTeSC pretende aumentar a oferta de formações não conferentes de grau, “que promovam o desenvolvimento e aquisição de competências diferenciadas e especializadas”, frisa o presidente da escola, João José Joaquim, assumindo que a abertura de pós-graduações representa também um primeiro passo para a criação de mestrados, a médio prazo.

Ponto de honra é a manutenção da “ligação entre a escola e a comunidade, com projetos de investigação aplicada que resultem em mais-valias para as entidades com as quais a ESTeSC já tem protocolo”, ressalva João José Joaquim.

PUBLICIDADE

publicidade

A pós-graduação em Nutrição e Metabolismo em Pediatria “vem preencher uma lacuna a nível da formação de 2º ciclo na área da nutrição em pediatria”, nota, por sua vez, a coordenadora do curso e presidente da Comissão Cientifica do departamento de Dietética e Nutrição da ESTeSC, Helena Loureiro. Resultado desta falta de oferta formativa, “há muito poucos profissionais com competências nesta área”, aponta a docente.

Apesar da escassez de recursos humanos, a área da nutrição e metabolismo em pediatria é fulcral, tanto na saúde pública como na clínica. “Tendo em conta as pandemias deste século, que é preciso prevenir e travar, é nas crianças que é urgente intervir”, justifica Helena Loureiro. A comunidade científica já se apercebeu disso, tendo havido um crescimento da pesquisa e investigação na área nos últimos anos.

Direcionada para nutricionistas, médicos, técnicos de diagnóstico e terapêutica e outros profissionais da área da saúde, a pós-graduação em Nutrição e Metabolismo em Pediatria da ESTeSC será ministrada por um grupo multidisciplinar de profissionais que “são referência no país”, descreve Helena Loureiro, explicando que entre os docentes do curso estão, por exemplo, investigadores do Politécnico de Coimbra e das Universidade de Coimbra, Porto e Lisboa e profissionais do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

A pós-graduação tem início previsto para outubro de 2018, estando neste momento a decorrer a 2ª fase de candidaturas (o prazo termina a 31 de setembro).  

O plano curricular e mapa de docentes do curso estão disponíveis para consulta em www.estescoimbra.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE