Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Empreendedorismo

Estes são os 10 Finalistas do concurso Future City Challenge e vão estar em Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 27-06-2022
Os 10 melhores projetos da 2.ª edição do Future City Challenge, a competição que desafiou os a comunidade de Coimbra a criar projetos inovadores que tenham impacto positivo na cidade, vão estar em exposição dia 9 de setembro, em Coimbra.
 
 
O período de avaliação final será entre 3 e 9 de setembro e o grande vencedor será revelado no dia 9 de setembro. Este receberá o prémio no montante de 5.000€, oferecidos pela Critical Software, e três meses de incubação no Nest Collective. Todos os finalistas que entregarem um protótipo funcional receberão 250€.
 
“Esta segunda edição mostrou-nos a capacidade inventiva que existe na comunidade com vista a tornar a cidade ainda mais inovadora e sustentável. As ideias que surgiram este ano vieram comprovar o enorme talento que temos no nosso país. Falta apenas saber qual será o projeto vencedor.” Afirma Gonçalo Silva, responsável pelo Fikalab.
 
Entre as 10 melhores ideias a concurso estão plataformas mais focadas na área de monitorização de transportes e estacionamentos como a Bus o’clock, que localiza e partilha a localização de autocarros em tempo real, exibindo os dados em painéis digitais, a SmartFlow, que disponibiliza um mapa com informação em tempo real do estado de ocupação de lugares de estacionamento, o Where’sMySpot, que localiza lugares de estacionamento disponíveis em grandes parques, numa aplicação móvel para os utilizadores e a Compass Hotspot, que indica rotas de passagem interativas para promoção do turismo, da segurança e do ambiente.
 
Na área de Energia foram escolhidos o Climat(W)ize, que recomenda ações para manter a casa confortável, segura e sustentável, reduzindo as emissões de carbono, o Energy Control for Common Energy Usage ECCEU, que controla cargas elétricas distribuídas em função da disponibilidade de potência de uma instalação elétrica, a Greenify Your Streets (in a Better Way), que otimiza o consumo de água na irrigação de espaços verdes e adapta a iluminação pública à visibilidade do momento e o Contador de água ultrassónico, que mede o consumo de água de forma não-invasiva e com elevada precisão, enviando os dados para uma plataforma.
 
Fazem também parte dos finalistas a AgrIO, que informa os utilizadores sobre o estado de culturas agrícolas, prevendo e alertando para situações adversas e o UbiCecidit, que deteta quedas e situações de emergência em pessoas com dificuldades locomotoras, notificando o cuidador.
 
O Future City Challenge é promovido pela Critical Software e os projetos foram desenvolvidos fazendo uso da TTN, a rede sem fios de longo alcance LoRaWAN (Long-range Wide Area Network) com uma cobertura significativa em Coimbra.
 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com