Saúde

Estes hábitos inocentes podem estar a causar aftas sem saber

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 17 minutos atrás em 24-11-2025

As aftas — essas pequenas mas dolorosas vilãs — são um dos problemas mais irritantes que podem aparecer na boca. Feridinhas aparentemente inofensivas, mas capazes de transformar uma refeição num autêntico pesadelo.

Surgem na língua, gengivas, lábios ou bochechas e podem ser brancas, vermelhas ou amareladas. Só quem já teve sabe: doem, incomodam e atrapalham até o ato de falar.

Mas afinal… por que aparecem? E o mais importante: como evitá-las?

PUBLICIDADE

Nem sempre há um culpado claro, mas os especialistas apontam várias origens possíveis: mordidelas acidentais (quem nunca?), escovar os dentes com demasiada força, alimentos duros que arranham a boca e dentes desalinhados que “arranham” a mucosa, informa a CUF.

E se isto não bastasse, há ainda os fatores de risco: genética “pouco simpática”, hormonas ao rubro, stress e ansiedade, deficiência de vitaminas (sobretudo B12 e ácido fólico), má higiene oral, dieta pobre e sistema imunitário fragilizado.

Fique atento: alguns alimentos são verdadeiros gatilhos de dor. Evite picantes e temperos fortes, snacks salgados, amendoins e batatas fritas, cítricos como laranja, limão ou morango, tostas e frutos secos duros, bebidas muito quentes, refrigerantes e chocolate (sim… dói só de pensar!).

Para proteger a boca e ajudar a cicatrizar, aposte em: dieta rica em vitaminas e minerais, sopas, purés e alimentos macios e bebidas frescas como água e chás gelados.

Apesar de desaparecerem sozinhas em 1 a 2 semanas, alguns produtos ajudam a acelerar o alívio: colutórios antisséticos, géis ou gotas antibacterianas, analgésicos locais (quando prescritos) e géis protetores da mucosa.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE