A Comissão de Trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) questionou a administração sobre “a retirada das correias dos compressores dos sistemas de ar condicionado durante intervenções realizadas nas oficinas”.
Em carta enviada, e que também teve como destinatário o presidente da câmara José Manuel Silva, os funcionários referem que tiveram conhecimento do facto de vários autocarros terem sido sujeitos a intervenções recentes no sistema de climatização.
PUBLICIDADE
Após esta intervenção, “foi constatado que os mesmos se encontram sem as correias que acionam os compressores, impossibilitando assim o normal funcionamento dos sistemas de ar condicionado”.
“Quando questionados por alguns trabalhadores das oficinas sobre tal situação, foi-nos informado que esta medida é deliberadamente tomada com o objetivo de evitar o sobreaquecimento dos motores. Ou seja, retira-se a funcionalidade do ar condicionado como forma de contornar um problema mecânico subjacente e não resolvido”, referem na carta, a que o Notícias de Coimbra teve acesso.
Perante esta situação, os trabalhadores questionaram os responsáveis sobre as razões que levam a que se opte “por eliminar o funcionamento do sistema de climatização, em vez de se resolverem de forma definitiva os problemas de aquecimento dos motores”, bem como de quem foi “a decisão de implementar esta prática” e se ela está “devidamente fundamentada tecnicamente e autorizada pela Direção”.
Por último, “que medidas pretende este Conselho de Administração implementar e repor as correias em todos os autocarros para garantir o restabelecimento do funcionamento dos sistemas de climatização de forma segura e eficaz para motoristas e passageiros”.
O Notícias de Coimbra questionou o município de Coimbra sobre estas questões levantadas, tendo sido dito que “não é verdadeiro que tenha havido qualquer tipo de indicação ou ordem superior para retirada das correias dos compressores dos sistemas de ar condicionado durante intervenções realizadas nas oficinas”.
De acordo com a autarquia, “existem pontualmente viaturas que não têm correias, mas pelo facto de o sistema de ar-condicionado estar em avaria (com compressor bloqueado)”, explicando de seguida que “a existência de compressor boqueado e ligado pela respetiva correia ao motor poderá provocar avaria neste último (motor)”.
“Nos casos de avaria identificada de compressor está a ser aprovisionada a sua substituição”, frisam, dizendo ainda que “o contrato de serviços de manutenção preventiva e corretiva de sistemas de ar condicionado e de chauffage terminou muito recentemente”, encontrando-se a ser “elaborado novo procedimento para os mesmos fins”.
PUBLICIDADE