Saúde

Estes 12 alimentos reduzem o risco de cancro (comprovadamente)

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 meses atrás em 03-11-2023

Existem alimentos que reduzem o risco de cancro e a ciência comprova-o. Tudo aquilo que se consome pode afetar drasticamente muitos aspetos relacionados com a saúde.

PUBLICIDADE

“O desenvolvimento do cancro é particularmente influenciado pela alimentação, tanto pelo lado benéfico como pelo lado prejudicial”, conta o Vida Ativa.

O site encontrou alimentos que estão relacionados com a diminuição do risco de cancro e com a respetiva explicação:

PUBLICIDADE

1.Feijão: Ajudam no tratamento das hemorroidas e previne cancro do colo-retal.

2. Açafrão: São bons para atenuar as dores menstruais. A curcumina, o ingrediente ativo, é um fitoquímico com ação anti-inflamatória, antioxidante e anticarcinogénica. Ajuda na prevenção do cancro colo-retal.

PUBLICIDADE

publicidade

3.Linhaça: Para além da fibra, é ainda rica em ácidos gordos essenciais ómega-3. Estes dois componentes podem estar envolvidos na diminuição do risco de cancro através da inibição do crescimento das células cancerígenas. Previne o cancro da mama e o da próstata.

4. Peixe gordo: Peixes como salmão, cavala e anchovas são importantes fontes de vitamina D e de ómega-3, dois compostos com um papel importante no risco de cancro. Previnem o cancro no trato gastrointestinal e o do colo-retal.

5. Cenouras: Afasta três tipos de cancro: estômago, próstata e pulmão.

6. Bagas: “As bagas são ricas em antocianinas, uma substância vegetal que dá cor aos frutos e que possui propriedades antioxidantes. Mas também está associada à diminuição de alguns tipos de cancro” como o do colo-retal e da boca, refere.

7. Tomate: Vários estudos descobriram que um aumento da ingestão de licopeno presente no tomate pode levar a uma redução do risco de cancro da próstata.

8.Alho: Serve para o tratamento da candidíase e evita o cancro do estômago e da próstata.

9. Azeite: É uma das melhores gorduras e ainda um dos alimentos que reduz o risco de cancro – da mama e do sistema digestivo- cancro colo-retal.

10. Frutos secos: Comer nozes pode estar associado a um menor risco de certos tipos de cancro, como o cancro colo-retal.

11. Citrinos: Limões, limas, toranjas e laranjas, também estão associados a um risco menor de cancro, tal como demonstram alguns estudos. Caso do cancro do pâncreas e do estômago.

12. Leite: Existem evidências científicas que mostram que o consumo de leite apresenta um efeito protetor em alguns tipos de cancro, como o colo-retal e o da bexiga.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE