Na Irlanda do Norte existe um lago misterioso, conhecido como Loughareema ou Vanishing Lake (Lago Desvanecente), cuja geologia única ainda não foi completamente compreendida pelos cientistas.
Três ribeiros alimentam o lago, mas a única saída da água é um dreno no fundo, que se bloqueia e desbloqueia de forma imprevisível. Este fenómeno provoca mudanças dramáticas no nível da água: o lago pode estar cheio de manhã e completamente vazio ao início da tarde, lê-se no ZAP.
O dreno faz parte de um enigmático sistema de drenagem subterrâneo que transporta a água até uma grande nascente no rio Carey, a cerca de 2,5 quilómetros de distância. Apesar de estudos, os geólogos ainda não sabem como o sistema funciona nem quando se formou, mas reconhecem a sua notável eficiência em esvaziar o lago.
PUBLICIDADE
“Loughareema é uma paisagem dinâmica e, ao aproximar-se do lago, é excitante adivinhar em que estado ele estará”, afirmou Paul Wilson, hidrogeólogo do British Geological Survey, citado pela The Geological Society.
De acordo com a Live Science, no Condado de Antrim a água que flui para o lago traz consigo detritos que se depositam no leito, acabando por cobrir o dreno e alterar o fluxo de água, contribuindo para o fenómeno do lago desaparecente.
PUBLICIDADE