Um novo estudo sugere que o adoçante natural stevia pode ser usado para reforçar o tratamento da alopécia androgenética, popularmente conhecida como queda de cabelo.
Publicado na Advanced Healthcare Materials, a pesquisa aponta que o esteviosídeo, um composto derivado da planta Stevia, pode melhorar a eficácia do minoxidil, o medicamento padrão utilizado no combate à calvície.
Tradicionalmente, o minoxidil (presente em produtos como o Rogaine) tem sido a principal solução para a queda de cabelo, mas, segundo o estudo, a combinação com microneedling – uma técnica que utiliza agulhas finas para criar microperfurações na pele e melhorar a absorção do medicamento – pode potencializar ainda mais os resultados.
PUBLICIDADE
Ao incorporar o esteviosídeo como um mecanismo de entrega via microneedling, os pesquisadores observaram que, em ratos, houve um crescimento capilar significativo: após 35 dias, os ratos tratados com adesivo contendo o composto natural apresentaram recrescimento em 67% da área tratada, enquanto o grupo controle, tratado apenas com minoxidil, teve um aumento de apenas 25%.
O coautor do estudo, Lifeng Kang, pesquisador da Universidade de Sydney, na Austrália, comentou que o uso de esteviosídeo para melhorar a absorção do minoxidil representa um avanço promissor para tratamentos mais eficazes e naturais da calvície, o que pode beneficiar milhões de pessoas em todo o mundo.
O estudo se soma a outras investigações recentes, como uma pesquisa deste verão, que também sugeriu que um gel à base de açúcar natural pode auxiliar no tratamento da queda de cabelo, oferecendo novas possibilidades para quem busca soluções naturais e menos invasivas.
PUBLICIDADE