Primeira Página
Este é o único restaurante da região de Coimbra que conquistou prémio “Boa Cama Boa Mesa” (e fica num local paradisíaco)

Imagem: Fernando Veludo
O “Guia Boa Cama Boa Mesa” do jornal Expresso escolheu o Convento São Francisco, em Coimbra, na segunda-feira, 5 de maio, para a entrega de prémios.
Este Guia distinguiu um único estabelecimento no distrito de Coimbra. Falamos do restaurante Xisto, na Louçainha, em Penela.
Localizado num dos mais belos cenários do concelho de Penela, as Represas Naturais da Louçainha, o Xisto oferece um ambiente de paz e serenidade, onde as águas impõem o ritmo e criam o enquadramento perfeito para uma experiência gastronómica ímpar.
PUBLICIDADE
Segundo o site Inature, João d’Eça Lima pôs a aldeia da Louçainha no mapa nacional do turismo e transformou a esplanada de uma praia fluvial num restaurante de referência. “Em Coimbra, Aveiro ou no Porto, ninguém conhecia a Louçainha. Acho que nem as gentes de Castanheira de Pera, aqui a 20 minutos de distância, tinham conhecimento deste local”, diz.
Foi professor de História, mas decidiu mudar de vida e abraçar a gastronomia. Quando inaugurou o restaurante “Xisto”, uma das primeiras iguarias foi “pernas de rã”. “Numa semana vendemos nove quilos”, diz, a rir.
O Centro de Portugal esteve em grande destaque. Cinco hotéis, cinco restaurantes e duas personalidades desta região estiveram entre os distinguidos.
O “Guia Boa Cama Boa Mesa” distingue há mais de duas décadas a excelência no setor turístico português. As Chaves de Platina, Ouro e Prata premeiam os melhores alojamentos, enquanto os Garfos de Platina, Ouro e Prata distinguem os melhores restaurantes. A edição de 2025 reconheceu um total de 40 restaurantes e 33 unidades de alojamento em todo o país.
A cerimónia, apresentada por Bárbara Guimarães, contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e de outros protagonistas do setor, assim como dos empresários premiados. Na ocasião, o presidente da Turismo Centro de Portugal, Rui Ventura, deu as boas-vindas e destacou a importância da descentralização do evento: “Receber esta cerimónia no Centro de Portugal é uma honra e um reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos os profissionais do setor. Um dos focos principais da entidade Turismo do Centro é atrair para a região Centro eventos com grande qualidade”.
Rui Ventura destacou também a aposta da entidade no turismo gastronómico. “A gastronomia e os vinhos fazem parte do saber e dos sabores deste território. Recentemente, apresentámos na BTL o projeto ‘Sabores ao Centro’, com o qual queremos com que os turistas percorram todo o nosso território. É o reconhecimento do trabalho de cada um dos homens e mulheres que trabalham na área do turismo”, sublinhou.
Veja aqui a lista dos outros restaurantes distinguidos.
O Guia Boa Cama Boa Mesa 2025 estará disponível nas bancas a partir de 9 de maio.
PUBLICIDADE