Extra

Este é o segredo das orelhas gigantes dos elefantes (e não é para ouvir)

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 20-05-2025

Imagem: depositphotos

Os elefantes são conhecidos pelo seu porte majestoso, inteligência excecional, forte ligação social e, claro, pelas suas orelhas de grandes dimensões.

Nos elefantes africanos (Loxodonta africana), as orelhas podem atingir cerca de 2 metros de comprimento e 1,2 metros de largura, sendo proporcionalmente as maiores do reino animal. No entanto, a principal função destas estruturas não está relacionada com a audição, mas sim com a regulação da temperatura corporal.

Dado o seu tamanho e o ambiente quente em que vivem — savanas, pradarias e florestas tropicais —, os elefantes produzem uma grande quantidade de calor corporal. Como não têm glândulas sudoríparas (não suam), precisam de outras estratégias para evitar o sobreaquecimento.

PUBLICIDADE

O paleontólogo William Sanders, da Universidade de Michigan (EUA), especialista em fósseis de elefantes, revelou à Live Science que  as orelhas funcionam como verdadeiros “radiadores naturais”.

Estão repletas de vasos sanguíneos de grande calibre, que transportam o sangue até à superfície da pele.

Ao abanar as orelhas, o ar em movimento ajuda a arrefecer o sangue, que depois retorna ao resto do corpo com uma temperatura mais baixa.

Além disso, o corpo dos elefantes é coberto por muito pouco pelo, o que facilita ainda mais a libertação de calor.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE