A Polícia de Segurança Pública (PSP) alerta que manusear o telemóvel ao volante, mesmo quando parado em semáforos ou em filas de trânsito, constitui uma infração grave.
A informação foi divulgada através de uma publicação no facebook do Comando Metropolitano de Lisboa.
Segundo a PSP, quem for apanhado a mexer no telemóvel nestas situações pode ser multado entre 250 e 1.250 euros, perder três pontos na carta de condução e, em casos mais graves, ser proibido de conduzir entre 1 e 12 meses.
PUBLICIDADE
O aviso baseia-se no artigo 84.º, n.º 1, do Código da Estrada, que proíbe “manusear de forma continuada equipamentos que prejudiquem a condução (ex.: telemóvel)”. O uso do equipamento é permitido apenas em mãos-livres ou alta-voz, desde que o condutor tenha sempre as mãos livres para manobrar.
A PSP sublinha ainda que parar num semáforo não equivale a estar estacionado, pelo que a utilização do telemóvel só é considerada segura quando o veículo está devidamente estacionado.
As autoridades reforçam que a distração ao volante coloca vidas em risco, lembrando aos condutores que “a sua segurança começa nas suas escolhas”.
PUBLICIDADE