Coimbra

Estátuas Vivas animam ruas de Mortágua

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 10-08-2020

Mortágua vai ser palco de um espetáculo inédito na semana de 11 a 15 de agosto, com um Festival de Estátuas Vivas. 

PUBLICIDADE

Ao todo são dez recriações figurativas que vão estar distribuídas pelas ruas comerciais da Vila e em rotatividade ao longo dos cinco dias. 

PUBLICIDADE

É a primeira vez que Mortágua acolhe um evento desta natureza, sempre fascinante e ao qual ninguém fica indiferente, pelo realismo e performance das personagens ou cenas representadas. 

Entre os participantes estará António Santos, o primeiro Homem-Estátua do Mundo e recordista mundial de imobilidade, que já arrecadou troféus em vários países, sendo uma referência neste meio.

PUBLICIDADE

publicidade

Hoje continua a representar personagens e coordena ainda um coletivo com outros artistas.  

Além de poderem apreciar e desfrutar de obras de arte extraordinárias encarnadas por artistas, as pessoas vão ter ainda a possibilidade de votar na sua estátua preferida. O Festival acontece todas as tardes, entre as 15h00 e as 17h00.

Nos mesmos dias estará ainda patente na Praça do Município, uma intervenção artística de rua, da autoria de Marta Fernandes. Natural de Mortágua, Marta Fernandes é Artista Plástica e Cenógrafa com experiência nas áreas de cenografia, figurinos, adereços e marionetas, tendo já trabalhado para conhecidas Companhias e Grupos de Teatro, nomeadamente Entretanto teatro, Lua Cheia teatro, A Barraca, Teatro e Marionetas de Mandrágora, entre outros.

Denominada “Mensagens no Bico”, esta intervenção artística irá surpreender o público e transformar a Praça do Município num cenário de cor e fantasia. No local vão estar disponíveis bilhetes postais ilustrados da Exposição, sendo as pessoas convidadas a enviar uma mensagem de esperança a quem desejarem, seguindo o exemplo das mensagens que cada objeto (pássaro) transporta no bico. 

No dia 15, pelas 21h30, a Praça do Município irá acolher o espetáculo Fil`mus 2, da Companhia Trigo Limpo Teatro ACERT. A fusão de uma sessão de cinema com o universo televisivo permite reavivar memórias, reviver momentos que estavam no baú do esquecimento. Associada à imagem, a música, interpretada ao vivo, terá um papel essencial na viagem ao encontro dessas recordações, numa sessão de cinemamusicofonia.

Cinco músicos usam a sua arte ao serviço da sétima arte e pintam de sons as cores (ou o preto e branco) do grande ecrã. 

Fil’mus 2 é um espetáculo diferente e completo que promete encantar públicos de todas as idades.

Ao longo da semana haverá ainda animação musical pelas ruas. 

Estas realizações fazem parte do Manifest`Art, um evento de divulgação e promoção das Artes, que habitualmente integra o programa geral da Festa da Juventude e Feira das Associações. Este ano, por causa da pandemia covid-19 não haverá a “Festa das Tasquinhas”, como também é conhecida, nos moldes habituais, mantendo-se no entanto o Manifest`Art, que vai para a sua quinta edição.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE