Economia

Estas 5 profissões serão obsoletas em 2024

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 05-12-2023

Sabia que se espera que os empregos de telemarketing diminuam cerca de 20,6% de 2022 a 2032? Este é um sinal de alarme para os setores afetados e acentua rapidamente a evolução do nosso mundo profissional.

PUBLICIDADE

Segundo a startup estas serão as cinco profissão obsoletas em 2024:

Caixas: O Bureau of Labor Statistics dos EUA projeta um declínio de 10% nos empregos de caixas de 2022 a 2032, o que equivale a uma diminuição de 348.100 postos de trabalho. A automação e o autoatendimento estão rapidamente a invadir o setor comercial. Os registos automáticos, pagamentos sem contato e compras online têm reduzido coletivamente a necessidade de caixas humanos.

PUBLICIDADE

Agentes de viagens: O número de empregos de agentes de viagens nos Estados Unidos diminuiu cerca de 70% entre 2000 e 2021. As agências de viagem online, os aplicativos de planejamento de viagem e os sistemas de recomendação baseados em IA estão fornecendo os mesmos serviços que os agentes de viagens tradicionais, mas de forma mais conveniente para o cliente, com a redução de custos e oferecendo mais opções.

Operadores de telemarketing: De acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA, espera-se que os empregos em telemarketing diminuam 20,6% entre 2022 e 2032. Os chatbots movidos a IA e os sistemas de chamadas automatizados estão substituindo cada vez mais os operadores de telemarketing humanos.

PUBLICIDADE

publicidade

Trabalhadores da indústria: O setor industrial à escala mundial está-se tornando cada vez mais automatizado. Os robôs são mais eficientes e precisos, e podem trabalhar sem interrupção, tornando-os uma opção mais atraente para muitos fabricantes. Ainda que haja necessidade de trabalhadores humanos em algumas áreas, a tendência geral é para a automação, reduzindo a procura por empregos industriais tradicionais.

Distribuição de jornais: Prevê-se que o volume do mercado de jornais diminua para 43,6 milhões de exemplares até 2025. A era digital – com os seus iPads, Kindles, e smartphones – está a fazer desvanecer rapidamente os jornais físicos. Com os sites de notícias e aplicativos oferecendo atualizações instantâneas, a demanda por distribuição de jornais está decrescendo. Esta tendência, a menos que seja invertida ou equilibrada por novas oportunidades para os entregadores, tende a sugerir uma diminuição ainda mais acentuada para obsolescência.

E deixa dicas para se adaptar à mudança:

Navegar por estas mudanças não é uma tarefa fácil. As profissões que considerávamos seguras estão à beira do desaparecimento. Caitlyn Hill recomenda um plano de ação para os profissionais. “Proteja a sua carreira contra o futuro, melhorando as suas habilidades em tecnologia e transformação digital. Não quer ser substituído; quer ser o que conduz a tecnologia”, refere.

Aprendizagem contínua: Um relatório do LinkedIn descobriu que 94% dos empregados passariam mais tempo numa empresa se a mesma investisse no seu aprendizado e desenvolvimento.

Cursos e Certificações Online: Utilize plataformas online como Coursera, Udemy, ou LinkedIn Learning para melhorar suas habilidades. Uma sondagem do Coursera revelou um impacto positivo significativo na carreira para 87% dos alunos que concluíram os cursos.

Networking na Indústria: Participe de redes profissionais e comunidades relacionadas à sua área de atuação. O networking pode abrir novas oportunidades; um relatório do LinkedIn mostra que 85% das vagas de emprego são preenchidas através do networking.

Desenvolvendo habilidades gerais: Concentre-se em melhorar habilidades gerais, como a comunicação, resolução de problemas e adaptabilidade, que são altamente valorizadas em todos os setores. De acordo com o Fórum Económico Mundial, estas competências estão entre as mais procuradas no mercado de trabalho em constante mudança.

Mentoria e Coaching: Procure por mentoria ou coaching de carreira. Um estudo da Sociedade Americana para Formação e Desenvolvimento encontrou que indivíduos com um mentor têm cinco vezes mais probabilidade de ter sucesso na sua carreira.

Serviços de aconselhamento de carreira: Beneficie dos serviços de aconselhamento de carreira para orientação sobre mudanças de carreira. De acordo com a Associação Nacional de Desenvolvimento de Carreira, aconselhamento de carreira melhora significativamente a tomada de decisões profissionais.

Mantenha-se atualizado: Fique por dentro das tendências do setor para antecipar a futura demanda por competências. Uma pesquisa da Gartner revela que estar informado é crucial para se adaptar às futuras tendências de trabalho.

Programas de treinamento no local de trabalho: Adira a programas de capacitação e desenvolvimento oferecidos pelos empregadores. Um estudo da Association for Talent Development descobriu que as empresas que oferecem programas de treinamento completos têm uma receita 218% superior por empregado.

Enquanto nos adaptamos aos avanços impulsionados pela tecnologia, Caitlyn Hill conclui: “A mudança pode ser assustadora, mas traz consigo oportunidades de crescimento, inovação e progresso”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE