Os novos autocarros elétricos Otokar E-Kent C, recentemente adquiridos pelos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), estão todos avariados. A confirmação foi dada pelo próprio presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, em declarações ao NDC.
“Infelizmente os autocarros estão todos avariados”, afirmou o autarca, acrescentando que as falhas não são responsabilidade nem dos SMTUC nem da autarquia. Segundo explicou, os veículos fazem parte da primeira série de autocarros elétricos produzidos pela marca Otokar.
PUBLICIDADE
“Tem a ver com o facto de ter sido a primeira série de autocarros elétricos produzidos pela marca, que até é uma boa marca”, referiu.
José Manuel Silva aproveitou para criticar o atual modelo de concursos públicos, que, segundo ele, privilegia excessivamente o critério do preço mais baixo, em detrimento da qualidade.
“O barato às vezes sai muito caro. Ou seja, não podem os concursos da administração pública fixar-se quase em exclusivo no critério do preço mais baixo. Porque isso tem consequências dramáticas para as pessoas, para as instituições e para o país.”
O presidente garantiu ainda que estão a ser tomadas medidas ao abrigo do contrato assinado, com vista à resolução da situação.
A situação tem obrigado os SMTUC a manter uma frota de reserva superior à necessária. “Há de facto coisas que nos ultrapassam, que nos obrigam a ter uma bolsa de autocarros disponível superior àquela que seria necessária”, lamentou o edil.
Os autocarros Otokar E-Kent C entraram oficialmente ao serviço no dia 1 de março, após um mês de testes em contexto real, realizados em fevereiro. No entanto, poucos meses depois, todos os veículos se encontram imobilizados.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE