CHUC

Estado clínico de bombeiros internados em Coimbra sem alteração

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 31-08-2013

 Os cinco bombeiros queimados internados na Unidade de Queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) “mantêm o mesmo estado” clínico registado na sexta-feira, informa uma nota daquele estabelecimento, distribuída hoje pelas 18:00.

PUBLICIDADE

Assim, um daqueles cinco doentes continuava hoje com “prognóstico muito reservado”, mantendo dois deles prognóstico favorável e dois outros prognóstico reservado.

A situação mais grave é a de um homem, de 50 anos de idade, transferido do hospital de Braga para o CHUC, que tem 19% da superfície corporal queimada, com queimaduras ao nível da extremidade cefálica e membros superiores e tronco. Este bombeiro está intubado e ventilado, adianta a mesma nota do CHUC.

PUBLICIDADE

publicidade

Um outro ferido, um homem de 45 anos, proveniente do hospital de Bragança, apresenta 26% da superfície corporal queimada, com queimaduras ao nível da extremidade cefálica, membros superiores e inferiores. Está igualmente intubado e ventilado, apresentando prognóstico reservado.

Proveniente do centro de saúde de Foz Côa, está também internado naquela unidade do CHUC, um homem de 62 anos de idade, com 17% da superfície corporal queimada, com atingimento da face, mãos e membros inferiores. Está também intubado e ventilado e com prognóstico reservado.

PUBLICIDADE

Oriundo de Vila Real continua ali internado um jovem de 19 anos, com 20% da superfície corporal queimada, apresentando prognóstico favorável, à semelhança do que sucede com um outro doente de 21 anos, proveniente de Viseu, com 3% da superfície corporal queimada.

O CHUC ativou na quinta-feira o plano de contingência destinado a dar resposta às ocorrências resultantes dos incêndios florestais.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o CHUC referiu que disponibiliza, de imediato, seis camas de grandes queimados (na unidade de queimados), cinco camas para queimados e/ou cuidados intensivos na unidade de internamento de curta duração (área de serviço de urgência) e uma área para doentes de foro respiratório ou outros problemas médicos.

“O CHUC poderá ainda disponibilizar mais três camas de grandes queimados e cinco camas de Cuidados Intensivos. Por outro lado, o Bloco Operatório Central do CHUC foi ativado e convertido para suportar mais três salas operatórias em simultâneo. O tempo de espera para ativação destas salas é de apenas 30 minutos”, adiantava a referida a nota.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE