Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra acolheu Bênção das Pastas em dia marcado pela saudade (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 25-07-2021

O Estádio Cidade de Coimbra recebeu hoje, de forma excecional, a Bênção das Pastas. Esta é uma cerimónia dedicada aos finalistas da Universidade e do politénico que tem habitualmente lugar na Sé Nova, mas que devido à pandemia de covid-19 se realizou no recinto desportivo.

PUBLICIDADE

A entrada no estádio apenas foi permitida aos estudantes, com apresentação obrigatória de um certificado digital covid que garanta um teste negativo, vacinação ou recuperação da doença. Desta forma os familiares não tiveram acesso ao interior do recinto. A obrigatoriedade de um certificado digital covid foi bem aceite pelos estudantes, que ao Notícias de Coimbra revelaram ser uma medida eficaz e que transmite maior segurança.

O Bispo de Coimbra deixou durante a cerimónia uma palavra de humildade dirigida aos estudantes finalistas. D. Virgílio Antunes pediu aos jovens que não caim na tentação de pensar que “agora sou eu o rei/rainha, agora já consegui o meu objetivo, agora já tenho todos os meus diplomas”.

PUBLICIDADE

Afirma que “é importante ter todos os diplomas, ter os conhecimentos mais alargados sejam eles em que ramo do saber possam ser, é importante ter entusiasmo e coragem neste mundo, mas sempre com humildade, paciência, procurando compreender os outros, acolher os outros, e sobretudo ser para os outros. Se és médico, sê médico para os outros. Se és economista, sê economista para os outros”.

Félix Monteiro, finalista em Direito, afirma ao Notícias de Coimbra que neste dia fica o sentimento de desfecho. Esta cerimónia era “algo aguardado pois tendo em conta a pandemia estávamos à espera deste dia, que já devia ter sido no ano passado”, e elogia a organização que fez “os possíveis para nos dar esta memória”.

PUBLICIDADE

publicidade

Também Cecília Santos, estudante de mestrado em Direito explica que “como já fomos finalistas no ano passado e não tivemos oportunidade de viver verdadeiramente o nosso ano de finalistas, acho incrível que tenham mudado a cerimonia para o Estádio Cidade de Coimbra para termos todas as condições de segurança neste último adeus a Coimbra ainda que de forma simbólica”.

Marta Neto, finalista em Turismo na Escola Superior de Educação de Coimbra, também concorda com esta alteração da cerimónia da Bênção das Pastas da Sé Nova para o estádio. “Temos sempre de tentar cumprir as histórias e as tradições o mais possível, mas em tempos tão atípicos no Estádio Cidade de Coimbra podem estar presentes a maior parte dos finalistas e isso é importante. Este é um momento especial e talvez dos únicos que temos de há um ano e meio, assim conseguimos estar juntos cumprindo as regras de segurança”, diz.

Ana Luísa Fontes, finalista em Bioquímica, acrescenta que este dia é marcado pela saudade, por ser o último ano em Coimbra, poder estar com os nossos colegas uma ultima vez é saudade que fica acima de tudo.

Veja aqui o direto NDC da Bênção das Pastas

Veja aqui o direto NDC com finalistas em Direito

Veja aqui o direto NDC com finalistas em Turismo

Veja aqui o direto NDC com finalistas  em Bioquímica

Veja aqui o direto NDC com finalistas em Jornalismo

Veja aqui o direto NDC com finalistas em Fisioterapia

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE