A exposição “O comboio de Alta Velocidade chega a Coimbra”, bem como a expansão para duas alas com um conjunto de obras públicas promovidas pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra e as intervenções do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), vai ser inaugurada na próxima sexta-feira, dia 4 de julho, às 12h30, na antiga Estação Coimbra Cidade. A mostra, de entrada gratuita, pode, depois, ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às13h00 e das 14h00 às 16h30.
A mostra “O comboio de Alta Velocidade chega a Coimbra”, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, com base no projeto da autoria do arquiteto Joan Busquets, foi realizada em colaboração com a Infraestruturas de Portugal S.A. (IP) e o CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda. A exposição revela os impactos previstos da chegada da Alta Velocidade no tecido urbano e na mobilidade da região. A proposta urbanística prevê um bairro moderno, com edifícios icónicos, espaços verdes, comércio, serviços, lazer e habitação, energeticamente sustentável, respeitador da água e dos recursos naturais.
PUBLICIDADE
Além da maquete da nova estação, a exposição integra duas alas. Numa destaca-se um conjunto de obras públicas promovidas pela Câmara Municipal e pela Administração Central, como requalificações em escolas, centros de saúde, redes de ciclovias e planos urbanos que apontam para uma cidade mais funcional, inclusiva e sustentável.
A outra ala é dedicada ao Sistema de Mobilidade do Mondego (MetroBus), atualmente em construção. Trata-se de um investimento estruturante para a mobilidade urbana e regional, que pretende não só modernizar o sistema de transportes, como também impulsionar a reorganização do território com base em princípios de coesão, inovação e qualidade de vida urbana.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE