Figueira de Castelo Rodrigo vai transformar-se em “Terra Natal” a partir do dia 01 de dezembro com a ligação da iluminação natalícia nas principais ruas e praças da vila.
A cerimónia está marcada para as 17:00 e assinala o início de um mês de atividades inspiradas “no espírito da quadra e pensadas para toda a família”, adiantou a Câmara Municipal, numa nota enviada à agência Lusa.
O Largo Mateus de Castro volta a ser o centro das principais atrações da “Figueira Terra Natal” 2025, como o Carrossel Parisiense, a Casa do Pai Natal, as renas, o Balão Encantado o comboio de Natal, uma feira do livro e um Mercadinho de Natal.
PUBLICIDADE
Até 31 de dezembro, estão programados ‘workshops’ temáticos, sessões de cinema, apresentações literárias, demonstrações de ‘showcooking’, o espetáculo de zumba “Cores de Natal” e vários momentos musicais.
O destaque vai para a ópera “O Amor Bruxo”, no dia 13 de dezembro, na Igreja Matriz de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda.
A tradicional fogueira de Natal será acesa no dia 24 de dezembro, junto à Casa da Cultura, antes da habitual consoada. O momento será acompanhado por degustações de produtos típicos da época e animado por uma “DJ Christmas Party”.
“A ‘Figueira Terra Natal’ foi pensada sobretudo para as crianças e para criar um clima de proximidade e união, numa altura em que vários filhos da terra regressam ao seu torrão natal para confraternizar com familiares e amigos”, referiu o presidente da Câmara, Carlos Condesso, citado na mesma nota.
O evento organizado pelo município vai também contribuir para “dinamizar o comércio local e ajudar a valorizar a economia do concelho, atraindo visitantes para viver esta celebração, afirmando Figueira de Castelo Rodrigo como um destino acolhedor e cheio de vida ao longo do ano”.
Segundo Carlos Condesso, o objetivo da iniciativa é o de que “cada pessoa que chega a Figueira sinta que aqui o Natal tem um brilho especial, graças a um programa que junta tradição, criatividade e convivência para mostrar a identidade do território e o orgulho na comunidade”.
PUBLICIDADE
