Mundo

“Está uma loucura agora”. Restaurante português Barra Santos abre com lotação esgotada em Los Angeles

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 25-03-2023

O novo restaurante português Barra Santos, um projeto da Last Word Hospitality, abriu esta noite em Los Angeles com lotação esgotada, preenchendo um vazio na cidade numa altura em que cada vez mais norte-americanos visitam Portugal. 

PUBLICIDADE

“É por essa razão que está aqui este pessoal todo”, disse à Lusa o coproprietário Michael Santos, um luso-americano nascido em Portugal e criado na costa Leste dos Estados Unidos que fala bem a língua. Já tinha apontado que, em LA, “quase não há restaurantes portugueses”. 

O público que acorreu à estreia foi maioritariamente norte-americano, lotando o espaço interior e a zona exterior pouco depois da abertura das portas. O tempo de espera por mesa chegou a atingir uma hora e meia, algo que deixou Michael Santos impressionado. “Está uma loucura agora”, referiu. 

PUBLICIDADE

publicidade

Num ambiente descontraído, com quadros alusivos ao fado e fotografias a preto e branco de um Portugal passado, a azáfama no Barra Santos foi temperada por sons raros em Los Angeles, como a “Canção de Engate” de António Variações. 

O menu é tipicamente português com foco nos grandes êxitos culinários que são associados a Portugal. Há frango com piripíri, tostas de sardinha, pastéis de bacalhau e bifanas. Há também salada de bacalhau e grão-de-bico, camarão preparado com vinho verde e alho, e pratos com linguiça. 

PUBLICIDADE

“Temos queijo dos Açores, temos pão com fiambre cortado bem fininho e também azeitonas”, acrescentou Michael Santos. “É mesmo uma casa portuguesa”. 

Além da comida, a carta de vinhos é um dos grandes atrativos do local. “A maior parte do vinho na nossa lista é português, 75% a 80% da lista é portuguesa”, frisou Michael Santos. 

O responsável disse que gostaria que o restaurante fosse um local de eleição também para lusodescendentes, visto que praticamente não há outras ofertas semelhantes (à exceção do Natas em Sherman Oaks, que é mais virado para pastelaria, e do Caldo Verde na baixa, que tem uma mistura de cozinha lusa e californiana). 

“Espero que seja o princípio e traga mais portugueses aqui”, afirmou Santos, apontando que a comunidade está muito dispersa. “A Califórnia é tão grande que estão espalhados pelo estado todo”. 

É um forte contraste com o que Santos viveu do outro lado dos Estados Unidos. “Não há comunidade portuguesa aqui como há na Costa Leste”, disse. “Fui criado em Rhode Island onde é tudo português, há muitas comunidades”. 

O Barra Santos, localizado em Cypress Park, dista cerca de 40 quilómetros do salão português de Artesia, cidade onde reside a maior comunidade portuguesa do condado de Los Angeles. 

É precisamente da Portugal Imports em Artesia que vêm vários dos produtos usados pelo restaurante, que também tem como fornecedores a HGC Imports em São José e um importador de Point Loma, San Diego. 

“Todos os produtos que conseguimos encontrar vêm de Portugal”, explicou Santos, com importações diretas e indiretas. “O que não conseguimos encontrar usamos coisas daqui ou espanholas”. 

Aberto de quarta a domingo, o Barra Santos vai servir sobretudo snack, jantares e bebidas. O projeto foi bastante antecipado no mercado por ser uma criação da Last Word Hospitality, a mesma equipa responsável pelo Found Oyster, um sítio que ganhou notoriedade (e espaço no guia Michelin) com os seus pratos de peixe e marisco. 

ARYG // PJA

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE